Jogos de ação

01/04/2011 20h35 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Criador de Heavy Rain critica tecnologia de L.A. Noire

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

David Cage, criador de Heavy Rain, apesar de ser um visionário, se tornou um polêmico crítico da indústria após o sucesso do seu último jogo. A vítima da vez é a impressionante tecnologia de captura de movimento por trás de L.A. Noire, épico game policial de mundo aberto da Rockstar.

L.A. Noire (Foto: Divulgação)L.A. Noire (Foto: Divulgação)

A Rockstar usa a tecnologia MotionScan, que permite animações faciais assustadoramente realistas e fluidas, que são na verdade, parte fundamental da sua jogabilidade – descobrir reações e tiques no rosto dos personagens para descobrir se estão mentindo durante as investigações. Mas Cage não está tão impressionado assim. Em entrevista ao site Computer and Video Games, ele alega que o processo de captura não é prático, nem financeiramente viável.

“Acredito que é uma solução interessante para o problema, por enquanto. Mas também é um beco-sem-saída. É exatamente como eu vejo. A tecnologia deles é incrivelmente cara e eles não filmam rosto e corpo ao mesmo tempo.” Cage então explicou que o sistema que o seu estúdio, o Quantic Dream, está usando agora permite captura total do rosto e corpo dos atores.

“Estamos fazendo isso agora, e nossos próximos jogos serão produzidos com captura de performance”, ele afirma. “Vemos uma enorme diferença entre filmar rosto e corpo separadamente, e filmar tudo simultaneamente. Deste jeito temos a sensação real de uma atuação consistente. Quando você fala algo, não imagina a relação que existe entre o que o seu rosto mostra e o que o seu corpo faz. E a tecnologia deles nunca será capaz de fazer isso.”

Cage ainda diz que o sistema do seu estúdio poderá produzir visuais foto-realistas dignos do filme Avatar dentro dos próximos cinco anos. “Acho L.A. Noire muito bonito – honestamente – mas não acho que eles poderão ir muito mais longe que isso. Com o que usamos, podemos melhorar continuamente e esperamos mostrar em breve com que podemos fazer.”

“Fizemos muito progresso desde Heavy Rain e continuaremos neste progresso até atingir o nível de Avatar, provavelmente daqui a quatro ou cinco anos. Talvez seja necessária uma nova plataforma, mas se observarmos onde estamos com renderização em tempo real hoje, é provavelmente onde animações em CG estavam a cinco ou seis anos”, ele finaliza. Até lá, surpreenda-se com L.A. Noire, que será lançado em 17 de maio para PlayStation 3 e Xbox 360.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares