Video game

01/04/2011 20h23 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Eric Chahi diz que a originalidade está voltando

Dori Prata
por
Para o TechTudo

É bastante comum encontrarmos pessoas em todo o mundo reclamando da falta de originalidade nos games. E mais importante do que permitir que os títulos chegassem por preços inferiores em países como o nosso, a distribuição digital foi responsável por permitir que os desenvolvedores testassem coisas novas, já que os riscos são reduzidos nessa forma de comercialização. Esta pelo menos é a opinião de Eric Chahi, que atualmente está trabalhando no From Dust e é o criador do Another World, um dos mais importantes jogos da história.

From Dust (Foto: Divulgação)From Dust (Foto: Divulgação)

"Hoje temos mais criatividade do que há alguns anos – talvez sete anos. De 2000 a 2003/4 foi uma época em que não havia a cena independente, que havia poucos riscos – era muito raro. Mas a distribuição digital, que começou no PC e um pouco depois chegou aos consoles foi um passo enorme para vermos a originalidade voltar".

"Pensamos que por volta do ano 2000 não havia lugar para jogos de pequeno porte, existiam jogos grandes, com preços altos.” Opinião compartilhada por Guillaume Cerda, gerente de produto da Ubisoft, empresa que publicará o jogo nas redes online do Xbox 360 e Playstation 3.

"E você não podia correr riscos, era sempre o mesmo tipo de jogo – um monte de jogos de tiro, etc. Então se você quer fazer algo original como o Eric, agora temos coisas como a Xbox Live Arcade ou a Playstation Network.”

Chahi afirmou que este foi um dos motivos que o manteve afastado dos games por tanto tempo, período em que começou a se dedicar a outros assuntos, como pintura e fotografia. O seu último trabalho havia sido o ótimo Heart of Darkness, lançado em 1998 para o Playstation e em 2005 o game designer francês já havia criticado a indústria por não dar apoio à criatividade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares