Produtividade

14/04/2011 18h59 - Atualizado em 19/09/2016 14h35

Google Docs ganha recurso de paginação de documentos

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Google acaba de implementar um recurso bastante aguardado no Docs, uma espécie de versão online do Microsoft Office, OpenOffice.org e outras suítes de escritório, deixando o aplicativo que roda sob o navegador ainda mais parecido com seus concorrentes tradicionais. Estamos falando da paginação de documentos no editor de texto, um recurso extremamente útil e que finalmente deu as caras no Docs.

Google Docs (Foto: Divulgação)Google Docs (Foto: Divulgação)

Diferentemente do Office da Microsoft, o Docs até então exibia os documentos numa página corrida, sem divisão por folhas. Essa é uma característica que deveria estar inclusa no lançamento do produto e que deve ajudar os usuários num controle mais rigoroso sobre o número de páginas do documento, evitar quebra de texto em local indesejado, e mostra em tempo real como o seu texto ficará após impresso.

De acordo com o Google, os benefícios vão além. “[...] cabeçalhos agora aparecem no topo de cada página em vez de apenas no topo do seu documento, quebras de página manual realmente move o texto para uma nova página, e as notas aparecem na parte inferior das páginas.”

A impressão nativa de documentos, porém, continua funcionando apenas no Google Chrome. De acordo com a gigante de Mountain View, os engenheiros estão esperando que os outros navegadores implementem o mesmo padrão utilizado pela Google no Chrome.

O novo modo de paginação é padrão para todos os usuário a partir de agora, mas se você prefere o modo de exibição anterior, pode ficar calmo. Felizmente a Google permite que você escolha como quer editar seu documento. Para isto, basta acessar o menu “Visualizar”, apontar para “Visualização de documento” e escolher uma das opções disponíveis — “Paginado” ou “Compactar”.

Via: Tech Digest

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares