Produtividade

19/04/2011 20h02 - Atualizado em 19/09/2016 14h36

Google Docs x Office Web Apps: Qual a melhor suíte de escritório online?

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

Com a liberação do Office Web Apps para todos os brasileiros, o tradicional Google Docs ganhou um concorrente de peso. Desenvolvido pela criadora da suíte de escritório mais utilizada no mundo, o Office Web Apps promete estender a experiência de usuário do Office para a nuvem de forma totalmente gratuita.

Na sua opinião, quem vence essa disputa? O tradicional Google Docs ou o moderno Office Web Apps? O TechTudo colocou os dois serviços frente a frente para descobrir a resposta.
 

Google Docs

O Google Docs foi originado inicialmente de dois produtos separados: o Writely, editor de texto online comprado pelo Google em março de 2006; e o Google Spreadsheets, resultado da aquisição da empresa 2Web Technologies em 2005. Atualmente, o serviço do Google fornece editor de textos, planilhas, apresentações, formulários e desenhos.

Google Docs (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Google Docs (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Office Web Apps

O Microsoft Office Web Apps teve sua versão final liberada em junho de 2010, mas apenas em alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá. Hoje, o serviço está disponível para o mundo todo e inclui as funcionalidades mais básicas encontradas nos populares Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Office Web Apps (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Office Web Apps (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Interface

O Google Docs possui uma interface extremamente simples, seguindo a linha dos outros serviços da empresa. A Microsoft, porém, trabalhou para disponibilizar na web a interface Ribbon, encontrada no Office desde a versão 2007. O Office Web Apps traz um visual mais interessante para o usuário, permitindo que as pessoas tenham acesso fácil a tudo o que precisam nas versões online do Word, Excel e PowerPoint. No Google Docs, algumas funções úteis ficam escondidas no menu superior.

Vencedor: Office Web Apps.

Organização

Ao acessar o Google Docs, o usuário tem acesso fácil à tudo o que precisa: uma lista de todos os documentos do usuário com a possibilidade de organização por tags, mais eficientes que as pastas usadas no Office Web Apps, que praticamente obrigam o usuário a criar subpastas caso queira organizar melhor seus arquivos, tornando o acesso mais lento. No Docs, basta arrastar o documento para uma ou mais tags e pronto.

Google Docs usa sistema de tags (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Google Docs usa sistema de tags (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Vencedor: Google Docs.

Corretor ortográfico

A Microsoft aproveitou a experiência obtida com o corretor ortográfico do Word e levou para a web um corretor bem melhor que o do concorrente. Enquanto o Google Docs falha para reconhecer palavras simples, como “disponibilizado”, “atrativos” e “exatamente”, o Office Web Apps apenas sublinhou marcas ou palavras estrangeiras, como “Docs”, “Apps” e “TechTudo”.

Vencedor: Office Web Apps.

Espaço de armazenamento

O Office Web Apps é integrado com o SkyDrive, que oferece 25 GB grátis para guardar seus documentos. No Docs, o espaço de 1 GB disponibilizado pelo Google não é exatamente animador. Usuários que precisam de mais espaço devem pagar uma taxa anual que parte dos US$ 5, para utilizar generosos 20 GB de armazenamento, ou até os monstruosos US$ 4096 para obter 16 TB para seus arquivos.

Vencedor: Office Web Apps.

Estabilidade e velocidade

Em nossos testes, o Office Web Apps apresentou lentidões, certamente causadas pela interface mais pesada. Além disso, o serviço da Microsoft falhou diversas vezes, exibindo páginas de erro ao abrir ou editar um arquivo, o que é muito inconveniente. O Google Docs, nesse ponto, mostrou que a experiência faz muita diferença.

Vencedor: Google Docs.

Compatibilidade de arquivos

Num mundo em que o Office domina o mercado de suítes de escritório, ter uma plataforma compatível é muito importante. E para abrir arquivos gerados pelo Office, nada melhor que um serviço da própria Microsoft. O Office Web Apps não tem maiores dificuldades para abrir uma planilha do Excel com um gráfico e outros documentos mais trabalhados. O mesmo não acontece no Google Docs: você precisará refazer o gráfico.

Porém, o Docs facilita muito a vida do usuário que não se prende a plataforma da Microsoft. Suportando a importação de arquivos OpenDocument, StarOffice, Office, Rich Text, texto puro e HTML, e a exportação até para PDF, a ferramenta do Google dá um banho no Office Web Apps, que permite apenas a utilização de formatos da própria Microsoft.

Vencedor: nenhum. A escolha do melhor dependerá exclusivamente de como você utilizará os serviços.

Office Web Apps é melhor em arquivos da Microsoft, mas Docs suporta mais formatos (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Office Web Apps é melhor em arquivos da Microsoft, mas Docs suporta mais formatos (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Editor de textos

Apesar de trazer opções escondidas, o Google Docs possui funções adicionais em relação ao Word Web App, como contagem de palavras, tradução de textos, régua, inserção de equações, notas de rodapé, entre outros. Nesse ponto, o Docs está bem mais evoluído que o aplicativo da gigante de Redmond.

Docs fornece mais recursos, apesar de parecer simples (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Docs fornece mais recursos, apesar de parecer simples (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Vencedor: Google Docs.

Planilhas

O Google Docs é mais maduro e completo, possuindo suporte a inclusão de imagens, scripts, gráficos de tendência e comentários, além de facilitar a utilização de funções, exibindo o significado e a sintaxe em uma janela separada. No Excel Web App, o usuário precisará ter uma experiência maior com as funções do Excel, já que nenhuma dica é dada.

Editor de planilhas do Google Docs é completo e amigável (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Editor de planilhas do Google Docs é completo e amigável (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Vencedor: Google Docs.

Apresentações

O PowerPoint Web App disponibiliza modelos prontos bastante atrativos ao usuário final, facilitando a criação de apresentações que deem uma melhor impressão ao público. O PowerPoint na nuvem também oferece mais modelos de slides, como cabeçalhos de seção, imagem com legenda e conteúdo com legenda, poupando tempo na hora de criar os slides.

PowerPoint disponibiliza modelos atrativos e mais opções de slides (Foto: Reprodução/Paulo Higa)PowerPoint disponibiliza modelos atrativos e mais opções de slides (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Vencedor: Office Web Apps.

O veredicto

E então, quem ganhou? Se você fez as contas, percebeu que os dois serviços... empataram. O Google Docs venceu em organização, estabilidade, editor de textos e planilhas, enquanto o Office Web Apps levou a melhor em interface, corretor ortográfico, espaço de armazenamento e editor de apresentações.

Em compatibilidade de arquivos, as duas suítes empataram. No entanto, se você precisa editar arquivos mais avançados do Office, vá para o Office Web Apps e livre-se de problemas com gráficos desaparecidos. Mas, caso necessite importar e exportar arquivos dos mais variados formatos e não precise de uma compatibilidade extraordinária com os arquivos da Microsoft, certamente o Google Docs é a melhor opção.

Cabe a você colocar na balança tudo o que foi exposto e decidir qual é o melhor para você. Nós, do TechTudo, acreditamos que os quesitos organização e estabilidade devem ter peso maior, já que estão ligados diretamente a sua produtividade, afinal, depois de um tempo, erros e arquivos desorganizados incomodam um pouco. A interface e o espaço de armazenamento podem ter peso menor, visto que o primeiro item é uma questão de costume, e o segundo só será relevante se você tiver milhares de arquivos na sua conta. Considerando o que foi dito, o Google Docs foi o melhor no nosso comparativo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2012-02-21T12:39:33

    pra mim o melhor até agora é o google docs mas se a microsoft investir mais e caprichar na propaganda de vários sites coisa que só o google faz, aumentará mais a utilização dos usuários, e até porquê possui um visual muito moderno, resumindo: o google: tenta mostrar rapidez e vários aplicativos a seus usuários. Microsoft: tenta mostrar modernidade e agilidade e facilidade a seus usuários até agora não sei ainda qual o melhor se a microsoft investir mais irá passar o google nesse aplicativo, vou desinstalar o office do computador e usar pela web depois dessa notícia demais! ou google docs!