12/04/2011 18h04 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

Grammy Awards reconhecerão games oficialmente

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Pouca gente sabe o trabalho necessário para criar a trilha sonora de uma mídia como videogame, principalmente pela dinâmica da sua interatividade. E, até agora, não havia o reconhecimento de uma grande premiação. 

Christopher Tin e seu Grammy (Foto: Divulgação)Christopher Tin e seu Grammy (Foto: Divulgação)

Os prêmios Grammy, o maior evento da indústria musical do mundo, considerava videogames como outras mídias visuais. “As pessoas da comunidade de jogos nos pediam para criar uma categoria especial para games ao longo dos anos, mas o motivo principal por não termos feito é que recebemos muito poucas indicações das distribuidoras”, diz Bill Freimuth, vice-presidente da Academia de Gravações Musicais. 

Mas este ano, o Grammy passou por uma revisão nas suas categorias, excluindo várias e criando algumas novas. Entre elas, revelou esta semana que irá incluir videogames no mesmo nível de televisão e cinema, reunindo-os em quatro distintas categorias. “Acho que isto pode ser visto como um primeiro passo para os videogames na direção de ganhar sua própria categoria”, Freimuth continua.

“Isto mostra que filmes, programas de TV e games podem ficar lado a lado e ser reconhecidos independentemente”, aponta Steve Schnur, executivo de música e marketing musical da Electronic Arts. “Temos esperança que isto irá criar um campo ainda maior para os votos do próximo ano. Espero uma onda de indicações da indústria de games.”

Um bom exemplo da qualidade da música em videogames é “Baba Yetu”, tema de Civilization IV, que deu ao seu compositor Christopher Tin um Grammy no ano passado, mas somente após ter sido relançada em um álbum não ligado a outras músicas de games. Os quatro prêmios que agora incluem videogames são “Música para mídia visual”, “Melhor trilha sonora para mídia visual”, “Melhor álbum de compilação para mídia visual” e “Melhor canção escrita para mídia visual”. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares