Video game

19/04/2011 19h04 - Atualizado em 14/07/2011 06h53

A história evolutiva de Pro Evolution Soccer

Rodrigo Tadeu
por
Para o TechTudo

Você já deve ter ouvido falar de Goal Storm, ISS Pro e Pro Evolution Soccer, e jogado muito alguns deles, mas o que estes três jogos de futebol têm em comum? É muito simples, todos fazem parte da história evolutiva do amado Pro Evolution Soccer, um dos grandes jogos de futebol atual que, ao longo dos anos, marcou várias gerações. Por essa razão, o TechTudo volta no tempo, e mostra um pouco as raízes da série de sucesso da Konami.

A intenção aqui não é listar e falar de todos os jogos de futebol já lançados pela Konami, até porque foram muitos ao longo dos anos, para diferentes plataformas, mas sim comentar sobre os três principais títulos que contribuíram de alguma forma para a evolução técnica da série a partir do PlayStation até os consoles e portáteis da atual geração 

Goal Storm ou World Soccer Winning Eleven

Goal Storm (Foto: Divulgação)Goal Storm (Foto: Divulgação)

Com certeza para a grande maioria, o nome Goal Storm não diz nada, mas, este jogo foi o responsável pelo início da série Winning Eleven no mundo dos videogames. Há 15 anos, no ano de 1996, os donos do Playstation tiveram a oportunidade de experimentar o futebol pelas mãos da Konami, até então pouco experiente neste gênero, se comparada a sua rival, Electronic Arts

Era o começo do console Playstation, o que quer dizer que foi através de Goal Storm que pudemos ver jogadores recriados em 3D poligonal. A Konami utilizou a captura de movimentos para oferecer uma jogabilidade muito mais realista na época. Foi com Goal Storm que a figura do comentarista começou a fazer parte dos games, além de mais de um modo de jogo, com o Exhibition e Hyper Cup mode.

ISS Pro , Goal Storm 97 ou Winning Eleven 97

ISS Pro (Foto: Divulgação)ISS Pro (Foto: Divulgação)

Um ano depois do lançamento de Goal Storm, surge uma nova versão com várias alterações, a principal delas no nome. Pela primeira vez, surge na Europa o ISS Pro (International Super Star Soccer), que trouxe 32 seleções, quatro estádios e quatro modos de jogo (Exhibition Mode, International League, International Cup e Penalty Kick).

Devido à falta de licenças por parte da FIFA, a utilização dos nomes dos jogadores era proibida. Como tal, ISS Pro 98 utilizou nomes fictícios semelhantes ao dos jogadores reais, fazendo uso da aparência física, o que deu um toque mais real à série.

 

Pro Evolution Soccer ou Winning Eleven 5

É a partir deste momento que a série se transforma em “Pro Evolution Soccer”, que levaria a franquia pelo caminho do estrelato alguns anos mais tarde. É a partir desta versão que tudo o que a Konami aprendeu ao longo dos anos se juntou num único jogo.

Para começar, estou falando de uma “nova” série que estreia numa nova plataforma, a PlayStation 2. O aumento da qualidade foi notório, graças a uma plataforma mais potente que o primeiro Playstation. Além da melhoria gráfica, a jogabilidade foi, claramente, aperfeiçoada.

Comparando- o com os seus antecessores, as animações de Pro Evolution Soccer foram melhoradas, apresentando novidades no drible, na corrida e até nas quedas dos jogadores. Os goleiros ficaram mais inteligentes, e evitavam gols com mais eficiência. A Inteligência Artificial (IA) também apresentou melhorias, fazendo com que os jogadores em campo realizassem movimentações mais inteligentes, num contexto geral. As torcidas e os estádios também receberam melhorias, ganharam novos efeitos, como sombras e animações.

Uma grande novidade que Pro Evolution Soccer trouxe foi o replay dos melhores momentos das partidas, algo que, hoje em dia, é obrigatório, e a inclusão de uma licença da FIFA, que garantiu a veracidade para a grande maioria dos jogadores.

Apesar de não ter as licenças dos clubes, Pro Evolution Soccer trouxe 32 clubes com nomes, uniformes e emblemas semelhantes aos reais, e ainda 50 seleções. Mas o que prendia mesmo nossa atenção, além da jogabilidade, era a capacidade de ser jogado por oito pessoas simultaneamente, transformando-se em um título obrigatório para qualquer fã do esporte.

Pro Evolution Soccer 3 ou Winning Eleven 7

Em 2004 veio o terceiro “Pro Evolution Soccer” e PierLuigi Colina, considerado um dos melhores árbitros do futebol mundial, na capa. A partir dele começou a surgir a figura dos jogadores consagrados na capa dos títulos seguintes.

Pro Evolution Soccer 3 foi uma revolução total na série. Além de ter sido o inicio dos lançamentos anuais para o PC, Pro Evolution Soccer 3 chegou com uma nova engine, uma jogabilidade e Inteligência Artificial melhoradas assim como novas animações e físicas. Fora isso, foi no PES 3 que a loja, onde podíamos trocar os pontos ganhos em partidas por itens, fez a sua primeira aparição. Os clubes licenciados marcaram aqui a sua estreia e embora fossem poucos, começava aqui a batalha do PES com o licenciamento. A. C. Milan, Juventus FC, A.S. Roma, S.S Lazio, Parma F.C. e Feyenoord estrearam devidamente licenciados.

Pro Evolution Soccer 4 e 5 ou Winning Eleven 8 e 9

Além das melhorias na jogabilidade e física de PES, as grandes novidades estiveram na inclusão de ligas, seleções e clubes licenciados. Como tal, a Série A e a BBVA encontravam-se totalmente licenciadas bem como o Arsenal, Chelsea, Porto, Celtic Rangers, entre outros.

Pro Evolution Soccer 6 ou Winning Eleven 10

Fã que é fã vai com certeza dizer que este é um dos – se não for o melhor – PES que já existiu. O seu lançamento aconteceu em praticamente todas as plataformas, inclusive nos portáteis. Porém, a versão para Xbox 360 foi a única que ganhou uma engine de nova geração. Em termos de licenças, a League 1 fez a sua estreia assim como o Manchester United e o Arsenal foram os clubes Ingleses.

Pro Evolution Soccer 2009 ou Winning Eleven 2009

Depois de PES 2008 ter sido a primeira versão a estar presente em todos os consoles da nova geração e de ter Cristiano Ronaldo na capa, PES 2009 chegou com a Champions League totalmente licenciada e com Messi. Em PES 2009 foi feito um sem número de melhoramentos, que incluíram melhores gráficos, animações, Inteligência Artificial, jogabilidade mais lenta e o ínicio do modo “Be a Pro”, onde criamos um jogador e o levamos ao estrelato.

Pro Evolution Soccer 2011 ou Winning Eleven 2011

PES 2011 (Foto: Divulgação)PES 2011 (Foto: Divulgação)

Por último, não podia terminar sem falar no mais recente PES 2011, que introduziu a Copa Libertadores, além da habitual Champions League e a UEFA Europa League. Como não poderia deixar de ser, PES 2011 trouxe novas funcionalidades e foi alvo de vários melhoramentos. Pela primeira vez na série, é permitido fazer passes a 360º. Os goleiros foram melhorados, mais de 1000 novas animações foram introduzidas, sem contar a adição de um editor de estádios, e pela primeira vez menus e áudio em português do Brasil, com narração de Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting.

Pro Evolution Soccer 2011 3D

PES 3D (Foto: Divulgação)PES 3D (Foto: Divulgação)

E como o PES é uma série que acompanha as novas tecnologias, também teve direito a uma versão para o novo Nintendo 3DS. PES 2011 3D é a única versão da série em 3D, oferece 60 seleções e 170 clubes, além da presença da habitual Champions League.

Resumindo, Pro Evolution Soccer é uma das séries mais amadas em todo o mundo e aqui no Brasil, é o jogo de futebol mais vendido disparado. Tendo ela sido alvo de uma “evolução” ao longo dos anos, estamos falando de uma série que desde 2007 já vendeu mais de 32 milhões de cópias em todo o mundo e se depender do apetite dos jogadores brasileiros, esse número só deve aumentar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adreson Nunes
    2011-09-05T12:21:21

    Winning Eleven 4 foi uma lenda e não foi mencionado... Melhor futebol de todos os tempos, o jogo que revolucionou o esporte no Video game. WE 4 the best

  • Rafael Oliveira
    2011-08-02T12:22:44

    Apesar de todas essas coisas erradas já mencionadas, a pior delas para mim, foi não ter dado os devidos créditos ao WE4. Com Ronaldo e Roberto Carlos no Ataque e o Davids Fazendo os gols do meio de campo em cima do goleiro da Inter... Esse, para mim, foi o melhor jogo de Futebol até o FIFA11. Abraços

  • Tiago Anjos
    2011-04-20T13:05:01

    pesquisa incompleta faltando os primeiros futebol da konami ?????????????????????????????????????????

  • Pedro Alves
    2011-04-20T10:46:52

    Achei que ia ser o primeiro a falar isso, mas...pelo visto mtos já viram... Parei logo no começo , quando disse que a Konami era novata...pelo amor de Deus... International SuperStar Soccer foi uns dos jogos de maior sucesso de futebol de todos os tempos...e sem dúvida alguma foi o precursor de Pro Evolution Soccer... Ainda tinha o Perfect Eleven, do SNES tb que era precursor do WE... Portanto, antes de soltarem uma abrobrinha desse tamanho, pedem por favor para seus estagiários da geração 32bits pesquisarem só um pouquinho mais... Perderam a moral depois dessa

  • Adriano Neves
    2011-04-20T10:45:13

    Bem, eu era FÃ do pró até conhecer o FIFA 2011. Nossa a jogabilidade é enorme, sem falar da imparcialidade que há nos jogos, no pró as faltas o modo lento que o boneco vira, as dificuldades de fazer dribles, a Inteligencia artificial que pode ser o time mais furreca que joga de igual para igual. No FIFA isto tudo funciona que é um beleza somente o que peca é a parte de imagem que no pro é bem melhor mas do resto, nossa é muito bom, Por exemplo, já tentou no pró parar o jogador e tentar ir para outro lado, nossa ele para e vai passinho por passinho se virando, é muito ruim. Pró já era, é FIFA

  • Marcelo Cunha
    2011-04-20T09:42:05

    Como ja falaram....no super nintendo havia Super Star Soccer e Super Star Soccer Delux.....que eram já absurdamente conhecidos e feitos pela Konami!! isso que eu nem pesquisei...capaz de ter tido jogos antes desses! vc que escreveu o artigo....pesquisa na proxima na moral!

  • Ivan Pinheiro
    2011-04-20T09:37:17

    TUDO ERRADO! Cara. Tudo errado mesmo! O PES surgiu dos Winning Eleven que tinham a liga japonesa, desde 1996. O nome já era Winning Eleven - J-League. Em 1997 lançaram o primeiro WE de seleções e em 1998 lançaram o que tinha todos os jogadores da Copa de 98. Um belo jogo! O Primeiro de grande sucesso entre os amantes do PSOne e WE. Depois teve o WE 4, que foi o 1º a ter a Master League e seleções de Base, e depois teve o WE5. A série no PS1 encerrou no WE 2002, ou WE 6, que tinha a seleção da Copa das Confederações de 2001. Se caracterizou por ñ ter os uniformes originais por n ter licensa.

  • Alex Freitas
    2011-04-20T09:26:06

    Internation Superstart Soccer foi o "pai" do PES com certeza. Ja naquela epoca p ISS era muito melhor que o FIFA em jogabilidade.

  • Rui Freitas
    2011-08-08T06:38:37

    .. a verdade é que o fifa desde 2008 se tornou muitíssimo melhor que o Pes. Uma pena, porque o Win11 9 foi um grande jogo, mas nao teve continuidade.

  • Rui Freitas
    2011-08-08T06:36:42

    Joguei o ultimo Pes (2011 3d), e mais uma vez fiquei decepcionado... parecia que estava a jogar fifa 94... movimentos muito mal feitos dos jogadores, estadios mal feitos, graficos arcaicos, falta de equipes e campeonatos importantes, base de dados de jogadores totalmente desatualizada..

  • Thiago Alves
    2011-08-07T13:52:30

    Ao mesmo passo que fico "contente" por ter aqui nos comentários tantos outros indignados, pois logo qualquer pessoa que jogou video game de futebol na decada de 90 sabe a história e evolução dos jogos da KONAMI. Infelizmente, ler uma matéria num site da GLOBO! com informações tão equivocadas desqualificadas e com claro sinal de falta de interesse e até mesmo respeito com os GAMERS de futebol.

  • Felipe Melo
    2011-04-20T09:06:11

    Erro dizer que a Konami era novata em jogos de futebol ao lançar Goal Storm em 96. Antes disso ela fez a alegria de muita criança e adolescente com as versões de International Superstar Soccer para o SNES.

  • Alex Hofmann
    2011-04-20T08:57:00

    ERRO....o primeiro PES foi no Nintendo ainda... não sei ao certo qual mas lembro claramente do Internetional superstar soccer http://oldgameszine.files.wordpress.com/2008/10/iss_snes_cover.jpg

  • Alex Oliveira
    2011-04-20T08:52:57

    A KONAMI começou a produzir jogos de futebol ja no Super Nintendo, com o classico International Superstar Soccer, teve jogos também para o Nintendo 64. A matéria esta meio equivocada nesse ponto mas de resto estão de parabéns

  • William Faria
    2011-04-20T08:21:28

    Ah meu sei não hen eu acompanhei a serie do WE11 desde GOAL STORM e acho q ainda ta faltando coisa nessa materia, falta alguns W11 ai para serem mostrados. Mais estão de parabéns mesmo assim, apesar de eu ter aposentado a franquia no XBOX360 desde 2008 quando a EA lançou FIFA08 que melhorou muito a jogabilidade e deixou a serie PES (antiga W11). Espero que a Konami volte com u ma jogabilidade melhor no próximo PES12, pois até o momento FIFA11 esta ganhando com folga.