Tablet

15/04/2011 20h50 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

iPad 2 vs Motorola Xoom: Duelo de gigantes da nova geração de tablets

Beline Cidral
por
Para o TechTudo

O mercado já decidiu, e a venda dos dois tablets que mais chamaram a atenção este ano deixa claro a preferência do consumidor. Enquanto o Motorola Xoom já alcança a marca de 100 mil unidades vendidas nos dois primeiros meses, o iPad 2 vendeu 300 mil apenas no primeiro dia. Mas o que faz do tablet da Apple um sucesso de vendas enquanto o dispositivo da Motorola encalha nas prateleiras, mesmo depois do estrondoso sucesso na CES 2011?

iPad 2 vs Motorola Xoom (Foto: Divulgação)iPad 2 vs Motorola Xoom (Foto: Divulgação)

Deixando de lado a grife, o famoso campo de distorção da Apple e o preço, o que poderia fazer com que os números sejam tão discrepantes em aparelhos que, à principio, se mostram tão similares?

Bom... Justamente porque eles não são exatamente similares. As diferenças existem e são muitas.

O TechTudo nunca foge da luta e aqui a briga é boa. Por isso preparamos um super comparativo pra te ajudar a entender melhor as diferenças entre o iPad 2 e Motorola Xoom, e quem sabe te ajudar a descobrir de qual lado da força você está.

Design

Comparar o design de um produto da Apple com qualquer outro chega a ser uma covardia, não apenas pelos desenhos primorosos e acabamento impecável, mas também por uma questão comercial. A Apple tem um volume de vendas muito superior a de seus concorrentes, logo é possível trabalhar com bons materiais sem impactar o valor final do produto, deixando a difícil tarefa de oferecer o mesmo acabamento e construção por um preço competitivo.

Mesmo assim a Motorola conseguiu fazer um bom trabalho e entregou o Xoom com o que há de melhor. O corpo em alumínio preto é resistente, o acabamento é impecável e o resultado ficou muito bonito. Com 10.1 polegadas, o tablet pesa 730g e tem 12 milímetros de espessura, com bordas retas e cantos arredondados, o que garante uma boa empunhadura, apesar do peso.

O iPad 2, por outro lado, é mais leve e menor, com incríveis 600 gramas e 8,8 milímetros de espessura, mas não chega a ser absolutamente confortável justamente pela inclinação nas bordas, dificultando um pouco o manuseio com uma mão.

Tela

As telas do Xoom e do iPad 2 aproximam-se bastante em relação ao tamanho da tela: 10.1 contra 9.7 polegadas, respectivamente. Outra diferença está na resolução: 1280x800 contra 1024x768 pixels; e também 160 dpi contra 132dpi, respectivamente. De uma maneira geral, isso significa que o Motorola Xoom consegue manter uma densidade maior de pontos por polegadas, mesmo com uma tela um pouco maior que a do iPad 2.

Essa diferença de resolução da tela é importante, mas não é tudo; e o iPad 2 mantém posição como referência. Do contraste ao brilho, a Apple vence a Motorola, tornando a leitura mais fácil em ambientes com muita luz, situação provável a dispositivos portáteis.

Outra diferença também está na razão de 4:3 do iPad 2, um pouco mais quadrado que os 16:9 do Xoom, mais próximo a maioria dos monitores e TVs widescreen. Isso não é exatamente um problema, mas a tela da Motorola ajuda na hora de assistir filmes.

Câmeras

O iPad 2 deu uma boa evoluída em relação a primeira versão. De nenhuma, passou a ter 2 câmeras; uma frontal e outra na parte de trás. A primeira, dedicada ao “Face Time”, é VGA, com resolução de 640x480 pixels. A principal também é VGA e tem resolução de 1280x720, ou 0.92 MP.

As câmeras decepcionam, mas cumprem as principais funções: é possível gravar vídeos HD 720p e há um pequeno zoom digital de 5x, o que não é uma vantagem. De qualquer forma, o iPad 2 dificilmente é a primeira ou única câmera de alguém, mas é mais fácil e melhor tirar um foto com um iPhone.

Câmeras (Foto: Divulgação)Câmeras (Foto: Divulgação)

O Xoom, no entanto vem equipado com uma câmera de 2 MP na parte da frente e outra de 5 megapixels na parte de trás, e também grava vídeo em 720p, têm flash dual-LED e foco automático.

Vale lembrar que cada vez menos fazemos ampliações em papel. Estamos habituados a ver fotos não maiores que a resolução de nosso monitores, logo, na maioria das vezes uma foto maior que 1.3 MP acaba se transformando em dado desperdiçado e imagens mais pesadas.


Processador, memória e armazenamento

O Motorola Xoom vem na onda dos novos tablets Android com NVidia Tegra 2 dual-core (processador duplo) de 1Ghz cada, apoiado por memória RAM DDR2 de 1GB, enquanto que a Apple equipa o iPad 2 com seu processador A5 1GHz, também dual-core, mas apoiado por apenas 512MB de RAM.

No quesito armazenamento há três opções para o iPad 2: 16, 32 ou 64GB internos, sem expansão. Enquanto isso, o Xoom tem versão com 32GB apenas, mas pode ser expandido com até mais 32GB via cartão MicroSD.

Em processamento, os dois tablets são razoavelmente similares. A diferença de memória RAM não chega a ser um problema, pois a arquitetura do iOS 4 alivia o uso de memória em multi-tarefa, e os aplicativos, por enquanto, são leves.

Aplicativos e Sistema Operacional

Até a chegada do Android Honeycomb o iPad reinava absoluto no ambiente de aplicativos e conteúdo para tablets. Se o Samsung Galaxy Tab era um concorrente em hardware, nem de longe chegava a oferecer aplicativos que aproveitassem a poderosa configuração e a tela grande. Não por culpa da montadora, claro, mas do próprio Android, que admitia, não tinha trabalhado em um software para tablets.

Enquanto isso, o iPad ganhava uma base de desenvolvedores dispostos a passar pela seleção da AppStore, construindo know-how e recebendo aplicativos de grande veículos de comunicação. Hoje, o iOS 4 que equipa o iPad 2 mantém a excelência dos SOs da Apple.

Com a chegada do novo Android 3.0 Honeycomb a Google entrega uma bela solução para tablets, mas o Android Market ainda não acompanha. Os bons aplicativos para Android vêm do próprio Google, como o aplicativo para o Gmail e o Google Maps, que apresentam uma nova experiência em tablets. Pode ser questão de tempo, assim como em smartphones, onde a tendência é da equiparação de apps oferecidos pelas principais plataformas.

Testamos o Motorola Xoom (Foto: Juarez Lencioni Maccarini/TechTudo)Motorola Xoom ligado à TV via HDMI (Foto: Juarez Lencioni Maccarini/TechTudo)

Entretenimento

A maioria dos tablets hoje é voltada mais ao entretenimento do que ao trabalho, e é natural que a maioria dos recursos seja destinada a reprodução de mídias e leitura. Como sempre, ler revistas, notícias e livros em aplicativos para iPad é sensacional, e muitas vezes o resultado de um mesmo aplicativo desenvolvido com versões para outras plataformas é muito diferente.

O mercado de jogos também sorriu durante muito tempo para a Apple e o iPad se mostrou uma oportuna plataforma de jogos. Por outro lado, a Apple tem particularidades que nem sempre são bem vindas, como a exigência do iTunes para transferir arquivos de mídia, ou o não suporte à Flash. Mas a adesão ao HDMI é bem-vinda, e o processador dual-core promete melhorar muito a experiência.

Por outro lado, o Motorola Xoom vem na onda de um promissor futuro para o Android. A Motorola fez seu trabalho e entregou uma ótima configuração de hardware para rodar aplicativos pesados, com suporte gráfico 3D, tela grande, saída HDMI e porta MicroSD, ideal para armazenar filmes em HD. Os engenheiros do Android, por sua vez, entregaram a primeira versão do sistema operacional projetado para tablets, aumentou o limite de tamanho dos aplicativos disponibilizados no Android Market e tentou estabelecer alguns padrões informais para hardware.

Ainda, a Sony com a plataforma PlayStation acena investimentos cada vez maiores no mercado mobile, e já lançou um smartphone rodando Android.

Trabalho

Comprando um teclado Bluetooth, ambas as fábricas oferecem excelentes opções, e proprietários de iPad 2 ou Xoom terão excelentes plataformas de trabalho. E que deixemos claro: quando falamos em trabalho, falamos de editores de texto, e-mails e edições básicas de documentos mais complexos. Não é o suporte ideal, mas é possível trabalhar por horas em qualquer um dos tablets sem maiores prejuízos à produção.

Conectividade

Outro ponto em que ambos os aparelhos são bastante semelhantes. Motorola Xoom e iPad 2 tem versões com Wi-Fi e 3G, além de A-GPS, USB, Bluetooth, conector de áudio 3,5mm e saída HDMI. As diferenças aparecem no conector USB: no caso do Xoom, um MicroUSB; enquanto o iPad 2 apresenta o tradicional dock conector.

Internet

Embora sem suporte a Flash, o iPad 2 continua com a excelente navegação característica dos produtos antecessores. O navegador é amigável e a visualização é suave e sem quebras no layout. A funcão de pinças para zoom ajuda, assim como suporte a abas e favoritos. Já o Motorola Xoom vem com o navegador padrão do Honeycomb, que não é uma obra-prima, mas realiza o trabalho. Outras opções excelentes como o Opera estão disponíveis de graça no Android Market, tornando a navegação uma experiência muito próxima a que temos em nossos notebooks e desktops.

ipad2tela (Foto: Alessandro Salvatori)iPad 2 e sua Smart Cover (Foto: Alessandro Salvatori)

Preço

Nos Estados Unidos o iPad 2 pode variar entre U$ 499 e R$699, dependendo da configuração, sem contrato com operadora. A vinda de uma montadora da Apple ao país deve baratear o preço, mas ainda não há previsão real. O Motorola Xoom pode ser comprado no Brasil por cerca de R$ 1.600, também sem contrato com operadora.

Conclusão

Em 2010 tivemos aqui no TechTudo a batalha entre iPad e Galaxy Tab, e não por acaso temos novamente o tablet da Apple como um dos melhores, e não por coincidência temos outro tablet Android, mas com um fabricante diferente.

A Motorola apostou na fórmula que a colocou novamente na briga pelo mercado mobile de varejo. A opção pelo Android e o histórico de hardwares respeitáveis a credenciam à servir como suporte ao produto da Google. O Android é a promessa, o Motorola é apenas uma excelente configuração de hardware em um corpo bonito e resistente entre tantas opções de tablets Android disponíveis no mercado. Em hardware, iPad 2 e Xoom são opções relativamente equivalentes, que têm sua grande diferença no sistema operacional.

O Android Honeycomb do Morotola Xoom é uma evolução grandiosa de experiência em relação ao que era apresentado nas versões anteriores para smartphones. A disposição dos elementos na área de trabalho, o multitasking, o aproveitamento de espaço e recursos em aplicativos foram totalmente repensados, e o campo está preparado para a nova geração de conteúdo.

Grandes empresas de comunicação e desenvolvimento de games, por exemplo, voltam seus olhos para o universo mobile, e ao contrário de um passado muito recente, o alvo não é exclusivamente o AppStore da Apple. O Honeycomb é uma porta aberta a novos aplicativos quando o Android reforça sua posição e popularidade, com recordes de usuários e aplicativos.

A Apple, que sempre parece cometer erros quando não pode usar da desculpa do nicho de um ou outro modelo, ainda assim se mantém em posição privilegiada. O primeiro iPad não tinha câmera e foi o tablet mais vendido do mundo, e o iPad 2 não tem suporte a Flash mas continuará oferecendo as experiências mais interessantes e inovadoras.

Não se trata de uma ou outra especificação técnica, mas o que se pode fazer com ela, e muito das possibilidades são propostas pela própria Apple, que domina com maestria o conceito mais básico da tecnologia e informação - que é a usabilidade. O iPad foi feito para ser usado, não para competir com outro tablet. Ele foi pensado e guiado desde o início pela usabilidade e pela experiência do usuário. E assim também aconteceu com os aplicativos: a maioria dos apps para iOS foram pensados para outros fins que não uma versão para a plataforma.

E o Vencedor é...

Qualquer comparação entre dispositivos mobile da Apple, seja smartphone ou tablet, e outro produto topo de linha rodando Android, depende, antes de tudo, de uma relação prévia que o usuário tenha com os sistemas operacionais. Alguém que esteja lendo esse artigo em um MacBook Pro, iPhone 4, ou mesmo em um iPad não tem qualquer dúvida. Nem nunca teve. O iPad 2 é a melhor opção, sem comparação.

Para aqueles que não suportam qualquer produto da Apple, ou gostam de um pouco mais de liberdade na hora de compartilhar mídias entre dispositivos, ou uma plataforma mais aberta, sem dúvida o Motorola Xoom é a melhor opção - uma excelente opção entre os tablets Android disponíveis.

 



Comparativo em Especificações Técnicas

Especificação Apple iPad 2 Motorola Xoom
Tela 9.7 polegadas 10.1 polegadas
Resolução 1024x768 pixels 1280x800 pixels
DPI (pontos por polegada) 132 dpi 160 dpi
Sistema Operacional iOS 4.3 Android 3.0 Honeycomb
Processador Apple A5 - 1Ghz dual-core NVIDIA Tegra 2 - 1Ghz dual-core
Memória RAM 512MB 1GB
Armazenamento 16, 32 ou 64 GB (interno) 32 GB (interno) + até 32GB via MicroSD
Conectividade 3G, Wi-Fi, A-GPS , Bluetooth 2.1 + EDR, Wi-Fi (802.11a/b/g/n), áudio 3.5mm, HDMI 3G,Wi-Fi, A-GPS, Bluetooth 2.1 + EDR+HDI, MicroUSB, Wi-Fi (802.11b/g/n), áudio 3.5mm, HDMI, MicroSD
Rede Wi-Fi + 3G UMTS/HSDPA/HSUPA (850, 900, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz) CDMA 850, 1900 MHz, EVDO Rev. A
LTE 700 MHz(4G)
Câmera Frontal VGA 640x480 2MP
Câmera Traseira 0.7MP Foto; 0.92MP Vídeo HD (720p) 30 fps; 5x digital zoom 5MP Foto; Vídeo HD 720p 30fps
Flash Não Dual-LED Flash
Autonomia da Bateria 10 Horas (3g+Wi-Fi) / 30 dias (stand-by) 10 Horas (3g+Wi-Fi) / 15 dias (stand-by)
Dimensões 241,2 X 185,7 X8,8 mm 249,1 x 167,8 x 12,9 mm
Peso 600g 730g
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jhonatan Jesus
    2012-08-01T21:57:30

    Eu sem duvidas compraria o Tablet da Motorola se eu tivesse visto essa matéria antes.

  • Clodoaldo Braga
    2012-01-14T22:49:55

    O texto inteiro da pra ver que o motorola é muito superior, pow 1gb contra 512 de ram, aple n suporta flash, camera do motorola muito melhor, na moral o texo inteiro tende pro motorola e no final a aple vence? WTF!!!!!!!!!!!!!!!!!! OMG

  • Vinicius Rocha
    2011-12-31T18:23:05

    Meu Deus. O "conhecedor" que assina o artigo começa dizendo o seguinte: "Deixando de lado a grife, o famoso campo de distorção da Apple e o preço...". Pois é: foi tudo o que ele NÃO fez. É fato que Apple inovou com o Ipod, depois com o Itouch e o Iphone, mas afirmar que o Ipad2 é melhor que o Motorola Xoom, sem ao menos afirmar objetivamente o porque (se é que existe fundamento para tal fálacia), é demais... Há pouco tempo tínhamos uma situação parecida: os notebooks Sony Vaio custavam o olho da cara... Mas eram notebooks comuns. Viva os tablets co software livre! Abaixo a ditadura da Maçã!

  • Ihgor Rego
    2011-09-17T17:58:09

    Desde 2007 sempre tive alguns produtos da apple, no inicio era tecnologia totalmente nova e espetacular. Resolvi mudar para o android, e gostei. Abandonei a plataforma IOS e agora só mexo com android. Qual a vantagem? Liberdade! No IOS tudo acaba se tornando muito igual e monótono! Quem tiver a oportunidade de experimentar, entre em um sistema android. Hoje eu tenho o Xoom, e não me arrependo de minha escolha ... o market place tem tantos aplicativos quanto a appstore! Abraços.

  • Beline Cidral
    2011-06-13T17:07:49

    Para concluir. Imaginem se você tiver que recomndar uma plataforma de blog a alguém com pouca intimidade com a internet. Sabemos quantos beneficíos a plataforma WP tem sobre o Blogger, mas para uso recreativo, sem maiores preocupações e para alguem sem nehuma intimidade, qual recomendariamos? Ainda, quem acompanha meus artigos, meu twitter, sabe o que realmente penso sobre Android e iOS. Nada contra quem usa Apple, mas não é minha preferência pessoal. Por ultimo, agradeço as criticas, na próxima vez tentarei deixar mais claro essas diferença entre "melhor"e "mais indicado". Agradeço novamente.

  • Beline Cidral
    2011-06-13T17:01:04

    Ola Weslany, Luciano, Paulo, Bruno e Alexandre, Os comentários, como bem citou Weslany, tocam um mesmo ponto em comum, a superioridade do Motorola Xoom na maioria dos pontos levantados, muitas vezes diferenças grandes e importântes), em contradição com a recomendação final. Concordo com vocês, sabia que isso iria acontecer e justifico. Como vocês mesmos podem perceber, os comentários são compativeis e vem de pessoas que tem intimidade com tablets. Este texto tem a intenção de guiar o usuário que ainda não tem sua opniào formada. para estes, pode ser mais fácil e divertido ter um iPad

  • Weslany Lima
    2011-06-07T22:18:41

    pensei en comentar, vi os comentarios e já haviam dito quase tudo, matéria realmente tendenciosa, se tudo oq vc quer é status, pois comprate um ipad, ou quer usar teu tab para algo q não seja só navegar e ler ,melhor android, comprei um ipad e no mesmo dia voltei a loja e troquei por um Android, porq o teste mais simples q se pode fazer ,entrar no orkut e abrir o aplicativo "minha fazenda" ,algo tão simples e o ipad não faz (NO FLASH), e sem comentários pagar quase 2000 reais por um produto q não é realmente seu, já q o jobs faz questão de deixar claro q vc só pode fazer oq ele deixar vc fazer

  • Luciano Souza
    2011-06-01T18:33:32

    É a mesma coisa de chegar em uma concessionária pra comprar um carro 1.8 e o vendedor te falar que o 1.0 é a mesma coisa!! Fala sério! O que se aproveita no texto é apenas a tabela, deixa que eu tiro minhas conclusões!

  • Paulo Alves
    2011-06-01T17:57:24

    Olá, Beline. Parabéns pela matéria. Está bem informativa. No entanto, devo concordar com algumas opiniões já manifestadas aqui: quem lê tem a nítida impressão de que você valoriza mais os features do iPad, em detrimento dos recursos do Xoom. A primeira impressão é a de que você é um daqueles Applemaniacs que arrumam qualquer desculpa pra dizer que os produtos dela são melhores. Bom, sei que você já esclareceu que não é esse o caso, mas parece. Agora opinando sobre os tablets: tendo a char o Xoom melhor, justamente por ter melhor hardware e Android, é melhor que o iOS em muitos quesitos.

  • Bruno Lyrio
    2011-05-29T23:21:48

    Nem um pouco tendencioso pro lado da Apple, né?! O Xoom é muito superior.

  • Alexandre
    2011-05-27T10:41:59

    CONCLUSÃO: Realmente a Techtudo deve reavaliar sua decisão.

  • Alexandre
    2011-05-27T10:37:27

    ....Outro detalhe que faz a diferença do Xoom é a resolução da tela, o que lhe dá uma melhor fidelidade de imagem. O designer da apple é realmente fantástico, de extremo bom gosto e com um acabamento impecável, mais como dizemos na programação isso é apenas um infeite o que vale mesmo é o código, para usuários que queiram comprar um novo tablet, 1-recomendo fazer um teste em ambos, 2-analizar sua real necessidade e 3 - pra qual finalidade quer este equipamento.Falando como leigo ( coisa que não sou) como um equipamento pode perder em quase todos os itens e ser o melhor? incoerente não?

  • Alexandre Silva
    2011-12-08T21:56:12

    Deus do céu, sejam imparciais ao menos uma vez na vida. Parei de ler na parte em que ele fala que ter uma camera com resolução maior que 1.3mp é "desperdicio". Existem dois fatos nessa matéria. Um é que o xoom é muito melhor que o ipad2 e outro que vocês só podem patrocinados pela apple

  • Alexandre
    2011-05-27T10:23:10

    Olá leitores da Techtudo, desde já rogo elogios pela boa matéria. Mais confesso que fiquei espantado com o resultado e que na minha modesta opinião foi totalmente equivocado, pois já tive a felicidade de manusear ambos equipamentos, e o motorola Xoom tem uma superioridade bem significativa ao Ipad2, sua memória interna de 1 giga e o suporte externa do Xoom fazem uma boa diferença, sem contar no suporte a flash, pois como consumidor é muito frustrante entrar em um site e ver aquele icone dizendo " que não há suporte para tal aplicativo" e como desenvolvedor digo que a apple pecou nisso.

  • Ricardo Freire
    2011-04-18T10:27:35

    Beline, sobre conectividade: em 3G o Xoom não vai ter UMTS? E 4G já está disponível hoje? (eu li em algum lugar que seria algum update futuro). Obrigado pelo comparativo, muito esclarecedor. Eu tenho que adquirir Android porque para minha produtividade é essencial, mas se não tiver rede 3G compatível com a Claro, fica ruim para mim (aqui na Bahia é o melhor serviço disparado, apesar da política de preços ruim).

  • Marcell Nunes
    2011-04-17T04:05:21

    Não concordo com a avaliação de vocês. É só comparar a tabela para ver que o Motorola Xoom é muito melhor em praticamente todos os quesitos. Queria saber qual é a avaliação que vcs fazem, porq dizer que o Ipad 2 é disparadamente melhor, é piada.

  • Beline Cidral
    2011-04-17T01:30:21

    Oi Adna, vou tomar isso como um elogio, sou usuário de Android, gosto muito da plataforma, dificilmente trocaria pelo iOS, se eu tivesse sido tendencioso certamente seria em favor do Motorola Xoom. Costumo defender o Android e o comparativo entre iPad e Galaxy Tab que escrevi aqui no TechTudo pode levar a crer em favorecimento ao dispositivo da Samsung, mas devo admitir que o iPad 2, na minha opinião, oferece um experiência melhor em tablet em curto prazo. Eu pessoalmente compraria um tablet Android.

  • Adna Oliveira
    2011-04-17T00:55:20

    achei o texto totalmente tendencioso ao Ipad2.

  • Beline Cidral
    2011-04-16T15:28:12

    Tem razão C. Jr, embora no texto a abreviação está correta, mas na tabela o hertz (Hz) está errado. Vamos corrigir em breve. Obrigado.

  • C. Jr
    2011-04-16T13:01:01

    Meu caro, corrija aí seu texto e tabela: os ciclos por segundo, ou seja, a freqüência dos processadores é medida em hertz, abreviada por <strong>Hz</strong>.

  • Ricardo Santos
    2011-10-11T16:21:55  

    Quanto a Apple pagou por esta matéria????? porque o XOOM é extremamente melhor que o Ipad2

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2011-10-11T16:21:55  

      kkkkkkk tenho q rir kkkkkkkkkkkkkkkkk apple x Motorola e óbvio q o ipad e melhor pelomenus o meu e perfeito