14/04/2011 13h08 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

Jogos sociais valerão 5 bilhões em 2015

Rafael Monteiro
por
Para TechTudo

Nos últimos meses a indústria de jogo começou a lutar ferrenhamente contra os jogos casuais da App Store e seus 99¢ de diversão descompromissada, mas talvez eles estejam lutando uma luta em vão. Provavelmente o verdadeiro competidor da Apple nesse mercado venha a ser o movimento dos jogos sociais, os quais apesar de sua gratuidade, deverão gerar US$5 bilhões até 2015, segundo analistas. 

FarmVille (Foto: Divulgação)FarmVille (Foto: Divulgação)

Os analistas da Park Associates, uma firma de pesquisa de mercado e consultoria, fizeram tal afirmação, baseando-se no fato de que mais de 250 milhões de pessoas estão engajadas em jogos sociais nos dias de hoje e que a tendência é apenas que cresça através dos anos. 

Jogos como FarmVille e CityVille da conhecida empresa Zynga, são gratuitos para jogar, mas ganham muito dinheiro com microtransações. Basta fazer as contas, se cada uma das 250 milhões de pessoas gastar 1 centavo que seja no jogo, já haveria dinheiro suficiente para mandar o júnior para a melhor faculdade possível. 

Outra fonte de renda que talvez tenha vindo como inesperada são as promoções em conjunto com outros tipos de mídia, oferecendo propaganda para filmes através de elementos dentro do jogo. Com a adição de Jeffery Katzenberg, Chefe Executivo da Dreamworks (Shrek, Kung Fu Panda), ao quadro de diretores da Zynga, as coisas só parecem esquentar mais. 

Um analista da Park Associates comentou que a principal vantagem do mercado de jogos sociais sobre o mercado de jogos tradicionais é o acesso a dados de comportamento dos jogadores. 

“A habilidade de medir a eficácia de diferente mecanismos de jogabilidade, de aprimorar o game design quase em tempo real e testar novos modelos são as vantagens que companhias de jogos tradicionais nunca vão ter. A grande parcela de mercado da Zynga é a melhor prova da vantagem competitiva tornada possível ao levantar adequadamente dados de consumidores”, disse um dos analistas. 

Enquanto prever crescimento contínuo possa ser fácil, talvez não seja muito prudente imaginar que nada mudará no mercado nos próximos quatro anos e que aquela seta de lucros só continuará subindo mais e mais, sem limites. 

Via GamesIndustry.biz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares