12/04/2011 19h20 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

Morre criador do primeiro console com cartuchos

Dori Prata
por
Para o TechTudo

Morreu no último sábado na Califórnia, decorrente de diabetes, que já o havia tirado a visão e o deixado em uma cadeira de rodas, Jerry Lawson que estava com 70 anos e foi um pioneiro da indústria de games. 

Jerry Lawson (Foto: Divulgação)Jerry Lawson (Foto: Divulgação)

Mesmo não sendo um nome conhecido pelo grande público, ele foi o responsável pela implantação do uso de cartuchos nos consoles a partir do aparelho chamado Fairchild Channel F lançado em 1976. Não muito popular no Brasil, foi um vídeo game revolucionário, pois antes dele só existiam consoles com jogos na memória. 

Graças a Jerry a produção de jogos eletrônicos se tornou um dos principais mercados da indústria do entretenimento, possibilitando que o jogador possa adquirir vários jogos para um mesmo aparelho. 

Lawson fundou a produtora Videosoft que produzia jogos para o Atari 2600 e coincidentemente, seis jogos nos quais ele trabalhou e que não haviam sido lançados foram colocados no mercado recentemente e já são itens obrigatórios em qualquer coleção que se preze. 

No último mês Lawson foi homenageado durante uma cerimônia realizada na Game Developers Conference, o engenheiro nascido em Nova York e que também pode ser considerado um dos pais dos arcades, já que criou na garagem de sua casa uma das primeiras máquinas, o Demolition Derby, foi o único negro a fazer parte do Homebrew Computer Club, grupo seleto do qual fizeram parte grandes nomes como Steve Jobs, George Morrow e Steve Wozniak. 

Sem dúvida uma das pessoas mais importantes para a história dos videogames, tendo inovado numa época onde os envolvidos não eram tratados como celebridades e faturavam milhões. 

Via Joystiq

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares