Internet

12/04/2011 17h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

Novo Opera usa tecnologia WebP para ficar mais rápido

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Não foi só a Microsoft que liberou um novo navegador hoje. A norueguesa Opera também atualizou o seu browser de mesmo nome para a versão 11.10 e trouxe com ele algumas características interessantes, principalmente para quem curte velocidade.

Opera Mobile (Foto: Divulgação)Opera (Foto: Divulgação)

O Opera 11.10 faz uso do WebP para deixar a navegação mais rápida por meio do já conhecido recurso Turbo. Suas versões anteriores já usavam esse recurso, que retransmitia os dados de sites por meio de servidores da Opera para comprimir dados e acelerar o acesso a sites. Dessa vez o Turbo usa o padrão de imagens WebP, criado e mostrado pelo Google no ano passado, para deixar a navegação ainda mais rápida.

Outra novidade nessa versão é o uso do recurso SpeedDial, que em português pode ser traduzido para “ligação rápida”. Ele mostra na página inicial do Opera imagens dos sites que mais são acessados pelo usuário e permite que eles sejam carregados mais rapidamente. Isso pode ser uma novidade no novo Opera, mas já estava disponível em navegadores como o Google e Safari.

A versão 11.10 do Opera também traz um suporte parcial para a API de arquivos do HTML5, que permite que sites interajam com arquivos no computador. O navegador também ganhou a atualização automática de plugins assim que eles receberem novas versões, como o Adobe Flash.

Se isso vai ser o bastante para fazer sua adoção crescer entre usuários da web, é incerto. Segundo o StatCounter a participação do Opera continua oscilando entre 1,8 e 1,97%.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mfjau
    2011-04-13T09:25:09

    Nossa é pessimo esse pessoal da techtudo!!! De onde esse infeliz achou tanta besteira?? Nossa só na Globo mesmo para ter esse tipo de profissional. A gente entra aqui pensando que vai ler comentários interessantes e o cara me fala só bobagens. Será que existe algum controle de qualidade na Globo? Pelo jeito não. Contrata eu para vocês verem oque realmente é conhecer novas tecnologias. Que feio!

  • Douglas Cunha
    2011-04-13T08:40:53

    Puxa vida, não aguentei ler tanta besteira de uma vez. Depois de passar mal um pouco resolvi fazer um cadastro só para postar esse comentário. Se para trabalhar na Globo não precisa de ter conhecimento, onde ela consegue o padrão de qualidade? O pessoal tem que prestar atenção em quem eles estão pagando para escrever essas merdas. O Opera inventou o SpeedDial e NÓS DECIDIMOS o que deixar nele. Isso tem muitos anos. Que vergonha, é lamentável ter que ler isso.

  • maria camargo
    2011-04-12T18:40:07

    O Opera já tem Speed Dial faz tempo, mas é você quem escolhe os sites que aparecem nele. Não são os mais acessados, como no Chrome e no IE. Faltou se informar, hein?

  • uiliam silva
    2011-04-12T18:06:09

    Quem escreveu esse artigo precisa de uma aula urgente de atualidades e outra mais urgente ainda de história.