Jogos de aventura

06/04/2011 11h47 - Atualizado em 08/11/2011 19h03

Preview - Spider Man: Edge of Time, a volta do aracnídeo aos consoles

Cesar Crivelaro
por
Para o TechTudo

Depois de duelar contra caras do mal em Shattered Dimensions, o fantástico time por trás do jogo de 2009 do Homem-Aranha está novamente unido para a sequência da série. Veja as primeiras impressões.

Spider Man: Edge of Time (Foto: Divulgação)Spider Man: Edge of Time (Foto: Divulgação)

O Homem-Aranha tornou um rumo bem diferente do esperado. Graças à desenvolvedora Beenox, o jogador verá o aracnídeo balançando mais pelo espaço e tempo que pelos arranha-céus da cidade de Nova York. E além de um mundo aberto que a série é conhecida pelos últimos anos, a jogabilidade deste novo game é mais parecida com God of War.

Spider Man: Edge of Time é uma sequência de Spider Man: Shattered Dimensions (na verdade, o Edge of Time foi concebido durante a produção do Shattered Dimensions). Muito como seu antecessor, é um jogo de pancadaria (estilo beat’em up) linear com dimensões intercaladas. O Fabuloso Homem Aranha (Amazing Spider Man) e o Homem Aranha de 2099, Miguel O’Hara (Spider Man 2099 Miguel O’Hara) até se unem para viajar pelo tempo. Como pode-se esperar, o jogador assumirá o controle do Fabuloso Homem Aranha enquanto batalha contra Alchemax em seu próprio tempo, e depois vai ao de ‘O’Hara’ dar uma olhada em seu trabalho.

Não que você tenha algum controle do impacto do espaço no tempo ou vice-versa; o Edge of Time é um game estritamente linear. Em vez disso, em um dos cenários o Homem Aranha de 2099 luta contra um robô gigante, enquanto o Fabuloso Homem Aranha destrói seu protótipo. Com um relógio cronometrando o tempo, O’Hara pode ser visto batalhando a máquina no canto da tela, passando a mensagem de urgência da situação. E para mostrar como interferência do tempo não é influenciável, destruir o protótipo não é o suficiente para eliminar o inimigo no futuro, só o multiplica em vários robôs menores.

Spider Man: Edge of Time (Foto: Divulgação)Spider Man: Edge of Time (Foto: Divulgação)

Como o tempo pode supostamente influenciar neste jogo, ainda não é algo claro. O enredo possui vilões indo e voltando no tempo e mudando o passado para criar uma versão alternativa de Nova York em 2099, em que O’Hara observa-a enquanto está preso em um espaço-tempo. Isolando-se das mudanças trazidas pelos vilões, ele torna-se inibido permanentemente de realizar qualquer mudança na linha do tempo, o que o deixa aprisionado nela. Essa permanência neste continuum possibilitou a comunicação com o Fabuloso Homem Aranha, resultando em uma interessante relação entre os dois heróis.

Na questão dos combates, o sistema de batalha é familiar para qualquer um que apreciou o Shattered Dimensions, apesar das pequenas mudanças. Não há mais combates em primeira pessoa, mas as sessões em queda livre que formaram grande parte das missões do aracnídeo de 2099 em Shattered Dimensions retornaram. O Fabuloso ainda usa a sua teia para agarrar os inimigos, jogá-los ao chão e socá-los no rosto. Ele ainda é o único dos dois que possui o ‘Sentido Aranha’, tornando-o mais ágil para desviar-se dos golpes.

O Homem Aranha de 2099, no entanto, confia em uma combinação de força bruta para derrotar seus inimigos. Um de seus movimentos especiais consiste em criar uma cópia fantasma de si para distrair os adversários, o que cobriria a ausência do ‘Sentido Aranha’. Tanto o Fabuloso quanto o aracnídeo de 2099 se beneficiam com a melhoria na câmera, que tornou-se prioridade máxima ao estúdio Beenox em melhorá-la.

Pelo que se sabe, todo o jogo Edge of Time se passará em diferentes partes do prédio da Alchemax, o que é uma redução drástica em relação ao mundo aberto de Shattered Dimensions. Por outro lado, com essa redução do espaço, a Beenox provavelmente encontrará recursos para mostrar diferentes ambientes, principalmente pela disparidade de diferenças entre o passado e o futuro das versões da Alchemax.

Espera-se que a Beenox realmente cumpra a promessa de arrumar a câmera e que expanda os conceitos introduzidos em Shattered Dimensions. Porém, Edge of Time parece tomar outro caminho, e a Beenox pretende continuar com a franquia do Homem Aranha por um bom tempo. Gostando ou não, parece que o estilo apresentado em Shattered Dimensions veio para ficar.

Via Gamepro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Filipe Santos
    2011-11-01T12:28:52

    É o ESPETACULAR Homem Aranha...Fabulosos são os X-men.....