Sistemas Operacionais

01/04/2011 17h55 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Restante do código-fonte do Symbian é liberado pela Nokia

Rafael Silva
por
Para o TechTudo
Nokia E7 (Foto: Divulgação)Nokia E7 (Foto: Divulgação)

A Nokia liberou hoje o restante do código do Symbian, o sistema operacional móvel que por enquanto ainda mantém o posto de mais usado no mundo. A fabricante já havia garantido que liberaria o código completo, mas com o fechamento da fundação Symbian no final do ano passado esse acesso passou a ser restrito a apenas pessoas que requisitassem.

Hoje, no entanto, com a liberação do código-fonte da versão Symbian^3 basta que os interessados se cadastrem nesse site para ter acesso aos códigos de todas as versões do sistema. Os próximos arquivos a aparecerem no site ao longo das próximas semanas, segundo o líder de open-source da Nokia, Petra Sördeling, serão a documentação explicando o código e ferramentas do sistema.

A públicação do código do Symbian^3 pode prolongar um pouco a sobrevida do Symbian, já que um maior número de desenvolvedores poderão adaptar, modificar ou corrigir coisas no sistema e implementá-las nos smartphones que a fabricante ainda vende. A maioria deles, no entanto, está trabalhando na Nokia e não está muito feliz com a mudança para o Windows Phone 7. Portanto, não creio que as chances dessa sobrevida ser muito longa são altas.

Via: Electronista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares