Internet

12/04/2011 11h33 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

Serviço de segurança russa quer banir Gmail, Hotmail e Skype?

Renato Galisteu
por
Para o TechTudo
Paranoia? (Foto: Reprodução/ Ubergizmo)Paranoia? (Foto: Reprodução/ Ubergizmo)

O chefe do Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB), Alexander Andreyechkin, quer banir do país os serviços de e-mail Hotmail e Gmail, além do VoIP mais famoso do mundo, o Skype, alegando que o uso sem regras e descontrolado dos três pode ameaçar a segurança nacional.

O comunicado foi feito na sexta-feira, 8 de abril, e dava como razões para tal medida que todo o controle de tráfego destes serviços é realizado por servidores localizados fora da Rússia, o que pode significar que outros países têm a possibilidade de interceptar informações sigilosas de lá. Paranoia?

Para complementar a neura, Ilya Massukh, do Ministério das Comunicações, disse ainda que o ideal seria controlar toda a tecnologia de encriptação, e que assim o fará no dia 1° de outubro deste ano, quando entregará ao governo a regulamentação de usabilidade da rede na Rússia.

O Ministro das Comunicações, Igor Shchegolev, negou todas as informações que foram dadas quanto ao bloqueio dos serviços em território russo e disse que o país tem uma forte legislação de incentivo ao uso da internet. Em uma tentativa de amenizar suas declarações, Andreyechkin disse que todas as opiniões emitidas são pessoais e não se tratam da postura do governo.

Seria medo dos governantes russos de que as informações da web fizessem com a população de lá o mesmo que fez com as civilizações do Norte da África? Serve como parâmetro para analisar a postura dos dois principais países do período da guerra fria: hoje os EUA usam Twitter e Facebook para emitir alertas terroristas; e a Rússia não consegue nem controlar as informações quanto a restrições do uso da internet. E agora?

Via: UberGizmo, The Telegraph e TGDaily

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares