Os usuários do serviço PlayStation Network estão há dias sem o serviço em seus consoles, e se perguntando: “afinal, o que foi que realmente aconteceu?”. Outra pergunta constante é: “por que a Sony não se pronuncia oficialmente sobre o assunto?”. E a pergunta mais importante: “quando a PlayStatione Network voltará ao ar?”. Bom, essas perguntas começam a ser respondidas a partir de hoje, com uma péssima notícia. A Sony anunciou oficialmente que sua rede de conteúdo ficará fora do ar por tempo indeterminado.

Segundo o jornal The Wall Street, a Sony fez o comunicado informando que o motivo da queda do serviço foi um grande ataque hacker, sem entrar em maiores detalhes. Esse tipo de informação já era algo que os usuários do serviço já imaginavam, pela magnitude do ataque. Os danos foram globais, e os jogadores estão sem a rede há mais de 6 dias, deixando mais de 75 milhões de membros isolados.
O problema da PSN é um dos mais sérios que a Sony enfrenta desde o lançamento do PlayStation 3. A rede é uma das mais populares entre os serviços de conteúdos online, ao lado da iTunes da Apple e da Xbox Live da Microsoft. É uma generosa fonte de renda da empresa, e a cada dia que ela fica fora do ar, representa prejuízo imediato, não só pelas vendas que não são feitas, mas pelo abandono de jogadores insatisfeitos.
Diante do cenário apresentado, a Sony planeja a reconstrução completa da infra-estrutura da PlayStation Network, e esse é um processo que pode levar muito tempo. A empresa não informa em qual data que a PSN vai voltar ao ar, mas em compensação, a Micrsosoft está desenvolvendo um serviço que permite a interação de usuários da Xbox Live com os jogadores da PSN. Será que a solução da Microsoft vai ao ar antes da reconstrução da PSN? É esperar para ver.
Via DVICE e The Wall Street Journal