Tablet

12/04/2011 16h42 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

Top 5: Os piores erros da Nokia

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

A Nokia sempre foi admirada por muitos por possuir os aparelhos mais resistentes do mercado e com os melhores hardwares. Mas assim como toda grande empresa, ela cometeu os seus erros, e muitos deles fazem ela sofrer até hoje. Por isso o TechTudo resolveu escolher os 5 piores erros da Nokia, veja eles abaixo:

5 – Não ter visto a tecnologia touchscreen como avanço na hora certa

Um dos maiores erros da Nokia foi não ter visto a interface touchscreen como importante durante muitos anos, para tentar corrigir esse erro em 2007 eles lançaram o N770 e o N800. Mas mesmo assim ela continuou insistindo competir com celulares como o iPhone com o N95 durante muito tempo. No entanto, em nenhum momento ela competiu de igual para igual, pois o N95, apesar de ter seu valor, ficou rapidamente ultrapassado.

Nokia deve lançar tablet com MeeGo (Foto: Divulgação)Nokia deve lançar tablet com MeeGo (Foto: Divulgação)

A Nokia inclusive assumiu a responsabilidade desses erros, e é sempre bom ver uma empresa assumir dessa maneira, aceitando seus defeitos e tentando aprender com eles para se tornar melhor. Mas o que parece tão fácil pode ser difícil de fazer, especialmente para grandes empresas, e infelizmente foi o que aconteceu com a Nokia. Em relação ao smartphone Nokia N97, o vice-presidente da empresa, Anssi Vanjoki, disse durante uma entrevista que a companhia tem sofrido “uma tremenda desilusão em termos da qualidade da experiência dos usuários". Realmente, o N97 era esperado com muita expectativa pela comunidade tech, que se decepcionou com o lançamento.

Não foi à toa que a Nokia lentamente abraçou as telas sensíveis ao toque capacitivas, deixando finalmente de lado as ultrapassadas resistivas. Mas isso já era tarde demais, e ela perdeu muita credibilidade nesse meio tempo.

4 – Falharam com Maemo

Outro grande erro da Nokia foi ter declarado a morte do Maemo tão cedo. Isso aconteceu logo após a empresa ter feito uma parceria com a Intel para substituir o sistema da Nokia por um open-source chamado MeeGo.

O N900 era o super smartphone da Nokia que possuia o Maemo, mas ao matar o seu próprio sistema operacional, as vendas do aparelho entraram em declinio e a Nokia perdeu mais ainda a credibilidade. Pois a Nokia não ia dar suporte ao novo sistema MeeGo, mesmo quando ele fosse instalado no N900 no qual seria o substituto do Maemo.

Com isso aparelhos como o iPhone se tornaram mais populares ainda, deixando a Nokia pra trás.

3 – Gastaram anos investindo no Symbian

A Nokia passou anos investindo no Symbian, um sistema operacional para smartphones bastante ultrapassado quando o N95 e N97 foram lançados. Como já foi dito anteriormente, a Nokia havia percebido esse problema, e por causa disso ela resolveu anunciar uma grande reestruturação do Symbian em 2010, anunciando que o Symbian^3 seria lançado com melhorias incríveis. No final, aconteceu que a Nokia desistiu do projeto e abriu todo o código-fonte do sistema, um grande tempo e dinheiro investido pra nada.

Symbian 4 (Foto: Reprodução)Symbian 4 (Foto: Reprodução)

Mas então ela resolveu fazer uma surpresa para todo mundo e lançar o Symbian Anna junto com os seus novos aparelhos Nokia X7 e Nokia E6. Mas será que dessa vez o Symbian vai pra frente ou será que eles vão dessistir mais uma vez de outro projeto? Ninguém, mas uma coisa é certa, a Nokia fez tomou essa atitude enquanto o acordo com a Microsoft não é fechado para rodar Windows Phone nos seus smartphones, então o Symbian Anna também deve morrer em breve.

O lançamento do Anna foi uma medida adotada pela Nokia enquanto a empresa não fecha de fato o acordo com a Microsoft para rodar em seus smartphones o Windows Phone 7.

2 – Já "mataram" o seu principal aparelho mais de uma vez

A Nokia já "matou" vários dos seus principais aparelhos, um deles já foi mencionado nesse artigo, o Nokia N900. Obviamente ele não foi morto diretamente, mas com a morte do Maemo o aparelho caiu no esquecimento e agora é taxado como um smartphone sem suporte da sua fabricante e cheio de bugs.

Além do Nokia N900, existe um exemplo clássico que foi quando a Nokia matou o 9300i. Naquela época, a Nokia tinha como o seu principal aparelho o Nokia 9300i. Apesar de ter vendido muito, o aparelho pecava bastante na interface gráfica, e por isso a empresa finlandesa resolveu não continuá-lo e lançar uma nova série de aparelhos basicamente com a mesma especificação.

1 – Muito celulares de uma só vez

A Nokia sempre foi popular por possui o melhor hardware no mercado móvel, mas ela também era bastante popular por possuir vários celulares parecidos que confundiam o consumidor.

Muitos Nokias (Foto: Divulgação)Muitos Nokias (Foto: Divulgação)

Você se lembra de todos os telefones da Nokia? Provavelmente não, pois ela possui cerca de 14 séries diferentes, talvez você lembre de algumas delas como o Nokia Nseries, Nokia Xseries, Série Nokia 7000 e assim por diante. Sem mencionar que a maioria dessas séries possuem mais de 10 modelos diferentes com especificações bastante parecidas. Isso explica o motivo da Nokia ter tido uma grande dificuldade em criar uma emoção ao anunciar o seu mais recente modelo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Filipe Costa
    2011-04-13T21:29:33  

    Samsung Bada é o futuro, em breve estará apenas atrás iOS da Apple.

    recentes

    populares

    • Filipe Costa
      2011-04-13T21:29:33  

      Profeta

  • Edson Fernandes
    2011-04-14T08:37:40

    Por favor alguém pode me explicar a diferença real entre o 5233 e o 5230, bem posso dizer que tenho o 5230 e estou decepcionadissimo pela performance e desencontros com estes dois aparelhos. Tenho saudades dos "tijolinhos" dos anos 90, robustos, simples e com tecnologia de usabilidade.

  • Bianca Bacaltchuck
    2011-04-13T21:06:32

    meu nokia tem 15 ( QUINZE!!!!!!!) dias, e ja nao funciona!

  • Kelly Gradwool
    2011-04-13T19:56:58

    Graças ao sistema operacional Symbian é que muitas pessoas com deficiência visual possuem um celular acessível e não precisa de ninguém para que leiam suas mensagens para eles, e nem para saber quem está ligando.

  • MARIA FACCHIN
    2011-04-13T17:56:11

    Tenho um Nokia E71, conectado a um servidor de email (exchange), como celular não tenho nem o que comentar, bateria excelente, já caiu no chão inúmeras vezes e permanece intacto. É possível instalar aplicativos, é claro que não é um brinquedinho cheio de tantas outras como o iPhone, mas como escritório móvel é excelente. Vamos aguardar os próximos aparelhos com o Windows Phone 7. Eu particularmente, vou comprar um E7 pois tecnicamente não deve em nada para o Galaxy nem o iPhone, é só comparar no tudocelular.com

  • Aguinaldo Santos
    2011-04-13T14:25:06

    A Apple amaram essa matéria, aposto que tem dedo deles aí, ah se tem!!!!!

  • Rodrigo Silva
    2011-04-13T13:30:28

    A Nokia tem um grave problema de crise de identidade, por outro lado a Apple sabe o que quer, sabe qual idéia quer representar na cabeça das pessoas e acredita no seu produto, vejo a união da Nokia com a Microsoft como uma atitude desesperada de uma empresa que perdeu o rumo, prevejo que um futuro sombriu para esta união, tenho um Smartphone Samsung com sistema operacional Microsoft, a interface é péssima e vive dando pau, qualquer semelhança com o Windows não é mera coincidencia.

  • Manoel Netto
    2011-04-13T13:15:05

    A nokia não respeita os consumidores, os aparelhos oxidam com facilidade e, por esperteza, isso invalida a garantia, milhares de consumidores estão sendo lesados, basta verificar em qualquer buscador digitando NOKIA OXIDAÇÃO , aparecem milhares de reclamações desta pseudo empresa. Meu N97 mini oxidou com menos de 6 meses de uso e a solução apresentada pela assistencia da nokia - jogue fora - ou seja vendem sucatas.