Video game

04/04/2011 17h55 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Transforme seu quadro branco em um cartão de realidade aumentada para o Nintendo 3DS

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Sem dúvidas uma das maiores novidades do novo portátil da Nintendo, o Nintendo 3DS, foi a adição de jogos de realidade aumentada. Nestes títulos você utiliza pequenos cartões que vem dentro da caixa do console, eles são desenhados com o ponto de interrogação que ficou famoso nos jogos do Mario e que são reconhecidos pelo sistema que funciona dentro do portátil, a partir daí ele altera todo o local onde está o cartão e o jogo realmente começa.

Cartões desenhados no quadro branco (Foto: Divulgação)Cartões desenhados no quadro(Foto: Divulgação)

Há jogos de todos os tipos, como um tiro ao alvo e até um onde você tem que acertar um alvo dentro de uma montanha que é criada no entorno do cartão.

Os cartões são pequenos, do tamanho de um cartão de crédito, mas como o desenho é reconhecido pelo 3DS sem dificuldade, isso teoricamente não estaria limitado ao seu tamanho, correto? Pois bem, foi isso que o pessoal do site refactr.com resolveu colocar à prova. A idéia foi reproduzir o mesmo desenho que está no cartão, só que em lousa daquelas de fundo branco, comuns em universidades e empresas.

Na primeira tentativa, havia a necessidade de jogar luz no desenho, já que o console consegue entender o que está no cartão graças ao contraste que existe entre o amarelo e branco que está. Solução? Aumentar mais o contraste com mais tinta da caneta na tela! E não é que funcionou?

Bem, melhor que falar é assistir o vídeo da brincadeira que fica logo depois do texto. Imagine então como uma mente criativa pode trabalhar com cartões gigantescos locais não muito comuns, como um muro de uma casa, né?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares