Jogos de ação

12/05/2011 11h55 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

Call of Duty terá atualização regionalizada para o mercado Chinês.

Luiz Carlos Almeida
por
Para o TechTudo

Em Fevereiro deste ano, investidores da Activision anunciaram uma atualização de Call of Duty para o mercado Chinês, o que despertou a expectativa dos gamers levando-os ao questionamento se essa atualização ficaria disponível para todo o mundo. 

Call of Duty: Black Ops (Foto: Divulgação)Call of Duty: Black Ops (Foto: Divulgação)

A primeira vista seria totalmente coerente que essa atualização se espalhe baseada em um conceito simples de mercado globalizado: Por que ter um extensão regionalizada se é mais lucrativo difundir pelo mundo todo para atingir mais público aumentando assim as vendas? Que interesse comercial haveria em desenvolver uma extensão apenas para um mercado específico? 

Essas questões foram respondidas por Bobby Kotick CEO da Activision, em uma conferência de investidores da empresa. Agora tudo faz sentido, ele chamou a extensão de “específica para o público chinês”, e esclareceu: “O produto que anunciamos hoje está sendo desenvolvido apenas para a China.” e acrescentou: “Isso não quer dizer que não pode ter aplicabilidade em outros lugares, mas o que estamos fazendo agora é centrado na China.” 

O “aplicabilidade” da frase de Kotuck pode referir-se à iterações ocidentais de Call of Duty,o que faz sentido devido ao fato da plataforma digital estar em desenvolvimento, como a china tem uma cultura mais tradicional e fechada algumas interatividades com jogadores do “mundo exterior” chinês ficariam desabilitadas. 

Também podemos entender que “aplicabilidade” seja uma eventual localização, adaptando em algum momento do jogo a cultura chinesa, essa segunda opção nos faz pensar que poderemos ter mais ações como esta pelo mundo, imaginem por exemplo um mapa baseado em algum cenário brasileiro ou algo voltado a nossa cultura em específico, não seria demais? Poderíamos ter mapas baseados nas favelas do rio de janeiro, por exemplo, uma espécie de adaptação de “Tropa de Elite callofduttiana”. 

Isso tudo por enquanto é sonho, o fato é que o mercado chinês representa na prática 1/5 da população mundial e esta sendo cuidado com carinho pela Activision, desta forma poderemos em breve ter notícias de outros jogos partindo para o mesmo caminho, a regionalização. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares