Video game

10/05/2011 16h50 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

E3: Presenças confirmadas

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Este ano a Electronic Entertainment Expo, E3, 2011 traz uma boa dose de confirmações e certezas ao invés das tradicionais surpresas. Esperamos por alguns grandes jogos e até mesmo a revelação de um novo console da Nintendo.

Há poucos exclusivos entre as confirmações, pois estes costumam ter espaço nas conferências de cada empresa, muitas vezes como surpresas, então apesar de jogos como Uncharted 3 serem praticamente uma certeza, eles não são confirmados oficialmente, a menos em caso de vazamento.

Veja o que já está confirmado para o evento:

Project Café
Nintendo

O gato que saiu da sacola antes do tempo,. Os rumores de um sucessor do Nintendo Wii foram confirmados através de seu codinome, Project Café. Mais que isso, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, comentou que eles revelarão o projeto esse ano.

Project Café (Foto: Divulgação)Project Café (Foto: Divulgação)

Como o console só será lançado em 2012, é possível que vejamos pouca coisa dele, não tão pouco quanto a revelação inicial do Nintendo Wii, mas também não devemos ver coisas demais, pois um ano é tempo de sobra para os concorrentes absorverem qualquer inovação que ele se ofereça a trazer.

Considerando que o console é mais poderoso que o Xbox 360 e PlayStation 3 no momento, apesar de que deverá ser menos poderoso que os sucessores destes, o que mais devemos ver são demonstrações gráficas, pequenos trechos de alguns jogos.

Super Mario 3DS
Nintendo 3DS

Super Mario 3DS (Foto: Divulgação)Super Mario 3DS (Foto: Divulgação)

Mostrado pela primeira vez na GDC por Satoru Iwata, presidente da Nintendo, a aventura de Mario no novo portátil 3D da empresa ainda não tem quase nenhuma informação concreta, além de quatro imagens e a confirmação do retorno do power-up Raccoon, que deixava Mario com aparência de guaxinim.

Segundo Shigeru Miyamoto, criador do jogo, Super Mario 3DS (nome provisório) será uma mistura entre Super Mario 64 e Super Mario Galaxy, ou seja, algo que não vamos querer perder.

Não foi revelado se o título estará jogável, mas deverá aparecer pelo menos em forma de vídeo.

RAGE
Xbox 360, PlayStation 3, PC, Mac e iPhone

RAGE (Foto: Divulgação)RAGE (Foto: Divulgação)

O novo título da Id Software já está no ponto, preparado para seguir no ciclo da expectativa dos jogos, caindo na mão dos jornalistas nesta E3 antes de seu lançamento em 13 de Setembro.

É certeza que RAGE aparecerá em forma jogável nesta E3, talvez até com algumas novidades.

Dead Island
Xbox 360, PlayStation 3, PC

Dead Island  (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Este é um título que deverá ter problemas nesta E3, pois praticamente nada se sabe de Dead Island. É muito tarde para o jogo não aparecer em forma jogável, mas é também praticamente impossível que ele atenda todas as expectativas de quem o estava esperando.

Haverá um inevitável grupo de pessoas decepcionadas pois esperavam algo diferente e ele terá que ser muito bom para que os jornalistas que realmente gostarem do que jogarem consigam abafar esse grupo desapontado.

Pra piorar tudo, Dead Island não parece ser um jogo que possar transmitir bem sua idéia e atmosfera em um ambiente tumultuado, onde você não possa se focar muito, como a E3, então espere alguns relatos conflitantes e não tire conclusões precipitadas.

Batman: Arkham City
Xbox 360, PlayStation 3, PC

A sequência do genial jogo de Batman é uma espécie de incógnita nesta E3. O título sofreu um atraso, o que significa que a equipe não esperava exatamente estar no evento e mostrar o jogo, mas irá aproveitar os holofotes.

Batman: Arkham City (Foto: Divulgação)Batman: Arkham City (Foto: Divulgação)

Por outro lado ele foi atrasado para ser melhor trabalhado e propriamente finalizarem o jogo. Se tratando de uma equipe pequena, parar esses objetivos para produzir uma demonstração para a E3 pode ser uma tarefa árdua.

Isso significa que a melhor chance de Batman: Arkham City aparecer é em forma de vídeo, mostrando alguma coisa nova em que a equipe tenha trabalhado. Talvez aquele modo cooperativo que eles disseram que não teriam tempo de fazer antes.

Ninja Gaiden 3
Xbox 360, PlayStation 3

Ninja Gaiden 3 (Foto: Divulgação)Ninja Gaiden 3 (Foto: Divulgação)

A terceira aventura de Ryu Hayabusa e o primeiro título da série a ser desenvolvido sem Tomonobu Itagaki, ex-líder do Team Ninja, só foi revelada até agora através de um trailer teaser.

Tudo que pudemos notar até agora foi a intenção da equipe de aumentar (mais?!) a violência do título e a quantidade de sangue, mas nenhuma parte do jogo propriamente dito foi msotrada.

Espera-se que apareça ao menos em forma de vídeo. É pouco provável que apresentem uma versão jogável.

Mass Effect 3
Xbox 360, PlayStation 3, PC

Com uma data de lançamento marcada para o início de 2012, a menos que o jogo sofra um atraso (nada improvável), Mass Effect 3 deverá aparecer no evento com algum trailer bem bacana para começar a colocar os jogadores no clima de “Finish the Fight”.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Algumas pessoas acreditam que veremos novidades, como um modo multiplayer, mas é muito pouco provável. O que a BioWare mais deve querer no momento é se ater ao que deu certo, ou seja, construir expectativa pelo jogo, lançá-lo, encerrar a saga e se preparar para produzir novos títulos dentro desse mesmo universo, como um Mass Effect Online em 2013 ou 2014.

Como todos já sabem mais ou menos o que esperar de Mass Effect em seu terceiro capítulo, com certeza será um trailer para tirar o fôlego. Valerá a pena assistir.

Starhawk
PlayStation 3

Warhawk (Foto: Divulgação)Warhawk (Foto: Divulgação)

O que começou como um rumor, rapidamente foi confirmado pela Sony como presença garantida na E3 desse ano. Starhawk é a sequência de Warhawk, jogo de aviões lançado na PlayStation Network e que esteve presente na apresentação do controle SixAxis.

Apesar de seu desenvolvimento já estar avançado, ele é um título de pouco impacto e se ganhar destaque além de um rápido vídeo em meio a outros jogos, significará que a empresa não tem tantos títulos interessantes para apresentar.

Conclusão

Esta é provavelmente um dos melhores inícios de E3 que já vimos, pois raramente levamos tamanha marmita para o banquete, especialmente quando ainda nem sabemos o que os gourmets da Nintendo, Sony e Microsoft estão preparando para nós como prato principal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares