Jogos de luta

09/05/2011 17h01 - Atualizado em 14/07/2011 06h50

Entrevista com Cristiano Gualda, ex-apresentador do Stargame

Diego Borges
por
Da redação

O TechTudo recebeu a presença de Cristiano Gualda, o ex-apresentador do programa Stargame do Multishow. Cristiano se tornou um ícone em uma época em que o programa era o único do gênero no Brasil, mas para muitos o que ficou marcado foi a famosa cena em que Cristiano enfrentou o ator Christopher Lambert em uma partida de Mortal Kombat. Agora, muitos anos depois, o TechTudo apresentou a nova versão de Mortal Kombat e de quebra entrevistou o ex-apresentador. Confira: 

Cristiano Gualda (Foto: Allan Melo / TechTudo)Cristiano Gualda (Foto: Allan Melo / TechTudo)

TechTudo: Como era fazer um programa de games em uma época em praticamente não existiam programas como o Stargame e que a única referencia para os gamers eram as revistas? 

Cristiano Gualda: Nos fizemos o Stargame de 1995 a 2000. Naquela época, muito pouca gente tinha internet aqui no Brasil, e quem possuía não era a banda larga, que viabiliza a visualização de vídeos na internet como podemos ver nos dias atuais. A idéia do programa era justamente a de mostrar o jogo acontecendo. Por exemplo, se você precisa encontrar alguns segredos, nos mostrávamos todos eles para o publico, algo que a revista só conseguia reproduzir com fotos.

E falando da parte editorial, a intenção era divertir, tanto que ele dividia as opções, uns achavam muito bobo e outros entravam no nosso humor, que era realmente algo tosco. Usávamos esses elementos de uma forma muito inocente, até porque o nosso publico era uma mescla de crianças, adolescentes e adultos. 


TechTudo
: Era você que fazia os detonados e as outras matérias especiais? 

Cristiano Gualda: Eu costumava jogar os reviews. O grande cara que ficava por trás de tudo era o Deco Cruel, ele sim era o cara que resolvia todos os segredos e que realmente fazia as coisas acontecerem.  

TechTudo: O Stargame freqüentava muito a casa de personalidades e jogava videogame com elas. Víamos que você ganhava quase sempre, mas teve algum que realmente te surpreendeu?

Cristiano Gualda: Uma vez eu entrevistei o Ronaldo fenômeno quando ele estava começando a se tornar o melhor jogador do mundo. Então nos jogamos uma partida de FIFA Soccer no antigo Mega Drive, e ele me surpreendeu pois jogava muito, acho até que me ganhou, não lembro. Não era tão difícil de me ganhar, mas eu sempre dava a desculpa de que como jogava muitos jogos, não conseguia me especializar em algum.

Cristiano Gualda (Foto: Allan Melo / TechTudo)Cristiano Gualda (Foto: Allan Melo / TechTudo)

TechTudo: E como foi jogar com o Christopher Lambert? 

Cristiano Gualda: Essa entrevista foi feita quando ele veio ao Brasil para divulgar o lançamento do filme Mortal Kombat e a produção conseguiu uma entrevista com ele, daí aproveitamos e levamos o Mortal Kombat 2, que era o mais atual da franquia na época e jogamos uma partida que ficou marcada.

TechTudo: E ele era um bom jogador?

Cristiano Gualda: Era nada (risos)! Eu tive que dar uma facilitada nas coisas para não pegar mal. Mas era um cara super simpático e foi super atencioso com a nossa equipe durante a entrevista.

TechTudo: Já no final do Stargame os jogos começaram a evoluir da geração 16 para a 32 bits. Para você qual foi a maior evolução deste segmento? 

Cristiano Gualda: A mudança visual é uma das grande revoluções. Comparar o novo Mortal Kombat com os mais antigos é um estudo interessante de como a tecnologia avançou, tanto em gráficos como jogabilidade. Agora o diferencial de um bom jogo é a historia. Zelda por exemplo virou um ícone porque possuía um bom enredo, toda uma dramaturgia. Eles sobrevivem até hoje porque os jogadores se identificam com eles, e bem ou mal alguns criam até uma mitologia em torno dele. Ocarina of Time possui em enredo que é atraente para qualquer idade, em qualquer época.  

TechTudo: Falando ainda sobre as evoluções no mundo dos games, outros elementos comuns nos dias autais são os modos online. Como você vê essa inovação? 

Cristiano Gualda: Eu acho incrível. Você não estar no mesmo ambinete físico mas estar no mesmo ambiente virtual com seus amigos e mais jogadores em um numero de até 24 jogadores, em jogos como Battlefield é sensacional, é algo que realmente agrega bastante e que une jogadores independente da sua localidade.  

Cristiano Gualda (Foto: Allan Melo / TechTudo)Cristiano Gualda (Foto: Allan Melo / TechTudo)

TechTudo: E os famosos sensores de movimento, como Wii Remote, PS Move e Kinect, o que você acha desses periféricos? 

Cristiano Gualda: Eu acho que a maior invenção dos últimos anos para os consoles. Admiro essa preocupação dos desenvolvedores em procurar cada vez mais soluções de interativade entre as pessoas e os consoles, além de acabar com o velho mito de que videogame é uma atividade sedentária. Além de agregar as pessoas, pois se a rede online une as pessoas ao redor do planeta ao mesmo jogo, o Kinect, por exemplo, é um meio de reunir amigos e familiares em um único jogo, alem de se divertirem.   

TechTudo: Outra prática atualmente é a de grande empresas como Nintendo e Sega investirem em remakes de jogos clássicos. Você acha que isso é uma formula que realmente dá certo?

Cristiano Gualda: Acho que essa estratégia só da certo se conseguirem pegar o público novo, ou seja, o público de agora, pois alguns personagens como Sonic e Mario tem condições para isso por serem personagens carismáticos. Agora se o publico que jogava nas plataformas mais antigas vai migrar para as novas eu realmente não sei, depende muito do gosto do jogador e se ele vai conseguir se adaptar a jogar aquele game que ele se acostumou a jogar em um console antigo, nos modelos mais recentes como o PS3 ou xbox 360.


TechTudo
: Você ainda acha os jogos mais antigos insubstituíveis? 

Cristiano Gualda: Acho que ainda existe o saudosismo. Eu, por exemplo, me acostumei com aquele jogos mais antigos e esses jogos até mesmo remetem a determinado momento na vida de uma pessoa. Pode ser o caso de um jogador lembrar da sensação que foi virar, por exemplo, Zelda, acho que isso também conta muito. E os jogos acabaram ficando complexos, alguns exigindo horas e horas para serem finalizados, e algumas pessoas não tem essa disposição para ficar tanto tempo jogando um mesmo game. Exemplificando, Mortal Kombat é um jogo que você sabe que não vai perder mais do que poucas horas jogando, diferente de um MMO como World of Warcraft que exige uma dedicação para evoluir seu personagem.

TechTudo: Agora sobre o novo Mortal Kombat, o que você achou do jogo?

Cristiano Gualda: Simplesmente sensacional. Para quem é fã e se decepcionou com algum titulo da franquia esse é o momento de reconciliar com Mortal Kombat. Pelo pouco que joguei pude perceber que os gráficos estão incríveis, a jogabildiade muito boa, controles respondem super bem e os personagens carismáticos estão presente e muito bem reproduzidos.  

TechTudo: E o que mais te impressionou?

Cristiano Gualda: Os X-rays (golpes que mostram os orgãos e o esqueleto dos personagens) me impressionaram bastante. Lembra muito algumas cenas dos filmes da franquia Premonição em que mostram os ossos quebrando. Mas os gráficos chamaram mais a minha atenção até mesmo pelo fato de alguns cenários terem sido reformulados de versões mais antigas.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emerson Cruz
    2011-05-27T23:19:09

    Entrevista fantástica, o Gualda era um apresentador diferenciado. Maior nostalgia ver o cara agora, depois de tantos anos, ele ainda continua falando muito bem em frente a câmera, parece até que não parou de apresentar o programa, muito sucesso na tua carreira mano.

  • Rodolfo Olivastro
    2011-05-10T13:06:37

    kkkkk Lucas Silva eu vim falar o mesmo fato que vc...esse kara num sabe nada kkkkk comentários fracos e sem estrutura, nenhum estudo nenhuma base em cima do jogo. Acha que fan é burro, coloca ali uma matéria antiga e fala qualqueh coisa q ta bom? Piada

  • Lucas Silva
    2011-05-10T11:22:45

    fala serio, esse cara não sabe nem o que ele ta fazendo no jogo, pelo menos deveria da uma treinadinha antes de faze a reportagem pra fica mais bonito... kkkkkkkkkkkkkk