Internet

18/05/2011 14h40 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Google pode encerrar atividades do Street View na Suíça

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Desde o seu lançamento, o Google Street View vem colecionando diversos processos que envolvem questões ligadas à falta de privacidade imposta pelo serviço aos cidadãos. Em boa parte dos 27 país onde o serviço funciona, a empresa sofreu ações judiciais de cidadãos e de governos. A mais recente dessas brigas – e talvez a mais complicada – teve início no mês passado na Suíça.

logo google (Foto: techtudo)logo google (Foto: techtudo)

Ao receber uma ordem da Suprema Corte suíça para que 100% dos rostos e placas de automóveis fossem desfocados, além de obrigar a empresa a borrar características pessoais como cor da pele e roupas das pessoas fotografadas perto de “estabelecimentos sensíveis”, como hospitais, presídios, abrigos para mulheres, tribunais e escolas, a gigante das buscas ameaçou fechar o Street View no país. Esta seria, sem dúvida, a resposta mais agressiva dada pela empresa às sucessivas reclamações sobre a violação de privacidade.

Segundo Peter Fleischer, conselheiro de privacidade do Google, as exigências da Corte são impossíveis de atender e, a menos que a decisão venha a ser revertida pela Suprema Corte, o Google não será capaz de continuar operando o Street View no país.

Caso o Google venha a cumprir a sua palavra, aproximadamente 1.000 sites que utilizam o serviço para fornecer informações turísticas e anúncios de imóveis seriam afetados com a decisão. No mês passado, a empresa afirmou que não fotografaria mais as cidades da Alemanha, onde o serviço vem enfrentando forte desaprovação popular.

Vale ressaltar que a empresa vem se adequando, dentro do que julga necessário e possível, às políticas dos países onde opera. Entre os maiores desafios do Google, estão, além da Suíça, Alemanha, Japão e Finlândia.

Via: Financial Times

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares