Sistemas Operacionais

18/05/2011 17h36 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Google promete corrigir falha de segurança no Android

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Alerta vermelho na sede do Google. Uma equipe de pesquisadores da Alemanha publicou no início da semana informações de uma brecha de segurança que afeta virtualmente 99% dos aparelhos rodando Android. Mas se você pensou que o Google seria lento na correção desse problema, fique sabendo que a empresa já tem um patch pronto para colocar na praça.

Android Apps (Foto: Reprodução)Android Apps (Foto: Reprodução)

Foi o próprio Google quem confirmou a informação. A empresa diz que mudou a forma como certos serviços (em especial de autenticação de usuários) funcionam no Android. Com a alteração no sistema, é menos provável que criminosos obtenham acesso a dados como calendário, agendade de contatos e mensagens de e-mail.

É bom lembrar que a vulnerabilidade só tem efeito caso o dono do aparelho esteja em uma rede sem fio livre de qualquer proteção. Como você é sabido, certamente mantém a sua rede de casa com a criptografia ativada. No entanto, é bem comum que hotspots públicos não contem com qualquer tipo de segurança. Esse é o pior cenário para que a brecha seja explorada.

A brecha não existe nas versões mais recentes do Android, o Gingerbread para smartphones e o Honeycomb para tablets. Entretanto, a maioria dos usuários ainda dependem de versões anteriores do sistema, o que força a empresa a liberar a atualização de forma silenciosa, com distribuição semelhante a de atualizações no Android Market. É questão de dias para que mais e mais aparelhos recebam a correção.

Via: All Things Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares