Internet

26/05/2011 17h28 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Google Wallet: sistema de pagamentos baseado em NFC é apresentado oficialmente

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O Google demonstrou nessa quinta o funcionamento do Google Wallet durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos. A intenção da empresa é oferecer uma nova forma de pagar compras, muito melhor do que andar com dinheiro na carteira. Para tanto, o smartphone deverá acompanhar o cliente a cada nova compra.

Google Wallet (Foto: Divulgação)Google Wallet (Foto: Divulgação)

Baseado na tecnologia NFC, que possibilita a troca de dados sem fio entre aparelhos próximos, o Google Wallet já nasce com uma série de parceiros importantes. Por exemplo, o serviço só vai funcionar se o cliente associar a sua conta a um cartão de crédito da bandeira MasterCard emitido pelo Citi Bank. Ou isso, ou ele deverá comprar um cartão pré-pago do Google especificamente para realizar esse tipo de compra.

Outro parceiro importante é a própria MasterCard. A empresa liberou a infraestrutura da rede PayPass, que fornece aparelhos NFC para comerciantes e estabelecimentos, faz algum tempo. Ou seja, já existe uma base mínima de lugares nos quais usuários terão como comprar usando o Google Wallet.


Do ponto de vista mais básico, o Google Wallet nada mais é do que um aplicativo para o Android. Uma vez instalado, ele permite autorizar a compra simplesmente por aproximar o aparelho do leitor NFC. A transação é registrada na hora pela operadora de cartão de crédito. Por enquanto, o Wallet será liberado apenas para o Nexus S, o supersmartphone do Google, mas deve chegar a outros aparelhos Android em breve.

O Google disse que os aparelhos não precisarão ter o chip NFC nativo, como ocorre com o Nexus S. Isso significa que os clientes ficam livres para comprar chips NFC avulsos e pendurá-los no celular, o que evita a necessidade de trocar de aparelho para usar o Wallet.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares