27/05/2011 12h00 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Japão planeja colocar painéis solares em todos os prédios novos

Renato Galisteu
por
Para o TechTudo

Após todos os problemas causados pelo tsunami e terremoto que atingiram o território japonês no início de março, o Primeiro Ministro do Japão, Naoto Kan, planeja exigir que todos os novos prédios que serão construídos no país sejam energeticamente sustentáveis. Para isso, serão instaladas placas de captação de energia solar em todos os telhados.

Painel para captação de energia solar (Foto: Reprodução)Painel para captação de energia solar (Foto: Reprodução)

A medida seria uma das soluções mais interessantes para a população japonesa, que está sofrendo com a falta de eletricidade. A falta de luz afeta algumas regiões do país devido à paralisação dos trabalhos nas usinas de Fukushima.

Atualmente, 30% de todo o abastecimento elétrico japonês é derivado de energias nucleares. Após o desastre, a Tokyo Eletric Power Company (Tepco) viu sua produção cair 15% em relação ao mesmo período do ano passado, e a tendência é recuar ainda mais.

Além do investimento em energia solar, o Japão pretende desenvolver ainda mais a utilização de novos recursos para abastecimento elétrico. O país deve investir no uso de energia geotérmica, eólica, biomassa e hidroelétrica.

Naoto Kan está na França para o encontro da cúpula do G8, que reúne as oito maiores economias do mundo - Japão, França, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia e Estados Unidos. Desse encontro são esperadas novidades quanto a nova política de utilização de energia nuclear, além, claro, do anúncio oficial da nova medida energética para o país.

Via AkihabaraNews
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares