Segurança

05/05/2011 16h00 - Atualizado em 30/06/2014 11h53

Microsoft Security Essentials é o segundo pior antivírus em proteção, segundo AV-Test

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

O instituto de pesquisas AV-Test, especializado em segurança em TI, divulgou um comparativo preocupante para muitos usuários: o Microsoft Security Essentials, antivírus gratuito da Microsoft, ficou em penúltimo lugar no quesito proteção, perdendo apenas para a solução da Computer Associates.

Microsoft Security Essentials (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Microsoft Security Essentials (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

A pesquisa da AV-Test leva em conta três quesitos: proteção, remoção de malwares e usabilidade, com notas de 0 a 6. No quesito proteção, o antivírus passa por um teste de detecção de malwares novos, bloqueio de malware durante ou depois da execução, detecção de malwares descobertos nos últimos três meses e de grande distribuição. Em remoção, o antivírus é avaliado de acordo com o número de pragas que conseguir remover do sistema. Já no quesito usabilidade, a lentidão no uso do computador e o excesso de falsos positivos tiram pontos do software.

Como desinstalar o Microsoft Security Essentials

Ranking da AV-Test (Foto: Reprodução)Ranking da AV-Test (Foto: Reprodução)

Em proteção, o Microsoft Security Essentials ficou em penúltimo lugar, com apenas 2,5 pontos. Segundo o AV-Test, o antivírus da Microsoft só conseguiu detectar 50% dos malwares novos no mês de março, enquanto que a média do mercado é de 84%. O campeão foi o BitDefender, que conseguiu os 6 pontos.

Para remover os malwares, o Security Essentials conseguiu apenas um desempenho mediano, conquistando 3,5 pontos. Nenhum dos 22 antivírus testados conseguiu atingir 6 pontos: a nota máxima foi 5, conquistada por Norton, Webroot e Sunbelt: Vipre Antivirus.

Mas se detecção e remoção não são os pontos fortes do antivírus gratuito da Microsoft, em usabilidade (lentidão no computador e falsos positivos) ele vai muito bem: atingiu 5,5 pontos, a maior do teste, junto com Avast, BitDefender, ESET, F-Secure e Trend Micro.

De qualquer forma, mesmo se o seu antivírus se saiu bem no teste, fique atento e continue tomando as medidas básicas de segurança: não clique em links suspeitos, principalmente os recebidos por e-mail, supostamente enviados por bancos, e evite a instalação de softwares que possam ser prejudiciais ao sistema operacional.

Via: Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julia Rocha
    2014-02-25T17:15:50

    Não existe antivírus pior que o Psafe. Ele invade seu computador sem sua autorização, trava tudo e vc nunca mais consegue desinstalar. Deveria ser crime disseminar essa praga.

  • Alexandre Alves
    2013-11-16T12:20:12

    O Microsoft Security Essentials em outros tempos me ajudou muito com alguns tipos de Infecções especificas. Mais como é de praxe, nem sempre o que esta no auge permanece, isso é um fator predominante da "Concorrência", mais vale salientar que o status desse antivírus é FREE, como outros da sua categoria não nos dão 100% de sua eficacia, mesmo tendo o diagnostico do AV-Test sei que ainda assim esse "castelinho" da Microsoft tem ajudado muitas pessoas.

  • Rafael Freitas
    2012-03-25T20:56:33

    Eu uso no PC COMODO Firewall com a defense desativada e Avira Free Anti Vírus com todas configuração de segurança no máximo, nunca tive problemas em meu PC, sempre faço também escaneamento com Kaspersky Rescue Disk, da melhor empresa do ramo de segurança atualmente e sempre nos resultados de escaneamento dos dois Antivirus meu PC sempre esta limpo e seguro.