Jogos de ação

26/05/2011 22h50 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Modern Warfare 3 já começa a causar polêmica

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Às vezes as pessoas confundem os conceitos de “realismo” e “ficção”. Não entendem que não é necessário comprar um idéia só porque ela está disponível, e que não se pode analisar um evento sem conhecer seu contexto. Modern Warfare 3, sequência de um dos maiores sucessos da indústria de games, mal foi anunciado e já foi mal-interpretado. 

CoD Modern Warfare 3 (Foto: Kotaku)CoD Modern Warfare 3 (Foto: Kotaku)

O trailer lançado esta semana, de apenas 1 minuto e meio, situa o jogo em uma III Guerra Mundial, ocorrendo nos dias atuais, causada pelos acontecimentos dos games anteriores, com batalhas em diversos locais ao redor do mundo, como Nova York, Berlim, Paris e Londres. A representação desta última foi a que gerou a maior controvérsia, de acordo com o jornal britânico Daily Mail

Os ingleses estão “furiosos” com o jogo – afirma o jornal – ligando um ataque terrorista em Londres, no jogo, ao evento real que aconteceu em julho de 2005: “Grupo de apoio as vítimas dos ataques suicidas de 7 de julho, que mataram 52 pessoas, pedem que Call of Duty: Modern Warfare 3 seja banido”. Ao mesmo tempo, o Mediawatch UK, que é um grupo de pessoas a favor de um controle mais rígido do governo sobre diversas mídias, disse que o jogo é de um “incrível mal gosto.” 

Em nota oficial, a Activision, distribuidora do título, afirma que “Call of Duty: Modern Warfare 3 é um game de ação fictícia voltado para o público adulto e situado em uma III Guerra Mundial. As cenas do jogo são inteiramente fictícias e não têm a intenção de recriar quaisquer eventos históricos.” 

Vale lembrar que Modern Warfare 2 também teve problemas com uma fase de ataque terrorista, ‘No Russian’, e Medal of Honor do ano passado sofreu críticas por permitir o controle de Talibãs no seu multiplayer. 

A proposta destes jogos é exatamente mostrar situações com realismo. Será que as pessoas estão tão assustadas com o terrorismo que são incapazes até mesmo de jogar videogame? Se a polêmica contribui ou não, o fato é que as vendas dizem o contrário. Se a história vai se repetir este ano, teremos que esperar até 8 de novembro, data oficial de lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3, para PS3, Xbox 360 e PCs

Via Now Gamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabricio Siqueira
    2011-05-27T21:27:53

    É incrivel!!!!!!!, um casamento estupido daqueles onde foi gasto milhoes eles não se preocupam, assim como a miséria que abala os paises pobres, entre outros acontecimentos que todos os dias são manchetes em todos os jornais . Ai esse bando de Idiotas vem reclamar de um simples Jogo para adultos. FAÇAM - ME O FAVOR . se tiver que assinar um abaixo assinado para que o jogo seja lançado posso dizer que serei um dos primeiros a assinar.

  • Sidney
    2011-05-27T21:26:25

    Até a propaganda da coca-cola afeta as pessoas (senão ela não gastaria bilhões nisso), que dirá jogos violentos. Conclusão científica, não minha: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/05/27/pesquisa-games-violentos-aumentam-nivel-de-agressao-do-jogador/

  • Welton Seabra
    2011-05-27T14:04:27

    Os olhos do mundo são tão críticos para os Games .... e os Filmes? se forem analisar existe filme muito mais violentos e mostrando o terrorismo.

  • Pedro Henrique
    2011-05-27T11:42:08

    Ralmente, concordo com você Gustavo, sempre quando alguma ação vai mexer com as grandes nações, elas querem reprimir. Mas quando o jogo foi feito aqui no Brasil, que só mostrou o lado das favelas, das guerras, ninguém criticou, acharam muito bom, e vendeu bastante. Eu acho que não deveria banir o jogo, e q a Activision deveria prosseguir com o jogo e se possível melhorar ainda mais.

  • Gustavo Monteiro
    2011-05-27T10:43:28

    Engraçado... Quando Modern Warfare era nas favelas do Rio de Janeiro os ingleses acharam legal!!! É incrível como as pessoas tem o hábito de se indgnar com bobagens, é apenas um jogo!!!

  • Eduardo Soares
    2011-05-27T13:43:31

    esses ingleses tão tomando chá com flores, só pode ser, tão muito sensíveis, os maiores monumentos deles, a as proprias tradições vieram da idade média onde a violência era o que mandava nos povos comandados pelos britânicos, agora esses monte de metrosexuais sensíveis (pra não usar outros termos) quer dar uma de politicamente correto depois de terem exterminado meia europa? vão se ferrar! na segunda guerra eles estavam se tremendo de medo do nazismo, agora eles e os franceses querem criticar o resto do mundo.Gigante pela própria natureza, Pátria amada Brasil!

  • Jaco Oliveira
    2011-05-27T12:52:16

    esses caras que tão querendo banir o jogo não gostam é de nada, o jogo tá o bixo, tô louco pra jogar.