Internet

27/05/2011 11h56 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

People Widget: Gmail ganha agregador de informações de contatos

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Widget do Gmail (Foto: Reprodução)Widget do Gmail (Foto: Reprodução)

Há algum tempo o Gmail deixou de focar apenas em correio eletrônico e passou a servir também como ponto de partida para chats, edição de documentos e até drive virtual. Mas há espaço para mais coisas, já que o Google anunciou na quinta-feira (26) em seu blog oficial que vai implementar um widget que reúne informações sobre seus contatos no canto direito do navegador, facilitando o acesso rápido.

Chamado de People Widget, a ferramenta é basicamente um agregador de informações sobre contatos com quem você já interage no Gmail. Ele vai demonstrar coisas como nome, cargo na empresa, opções de conversa (via chat, e-mail ou telefone), lista com os últimos e-mails da pessoa (assim como um trecho do mais recente) e calendário de compromissos e documentos compartilhados por meio do Google Docs. Ele mostra também os últimos posts do Buzz, mas vai ser bem difícil encontrar quem ainda utilize essa ferramenta.

As informações contextuais são mais voltadas para quem utiliza o webmail do Google com fins profissionais, já que servem para quem tem grande volume de mensagens e e-mails trocados com várias pessoas. Há meios inclusive de agendar compromissos coletivamente, por meio do Google Agenda.

O People Widget não requer instalação de nenhum plugin, diferentemente de ferramentas semelhantes como Rapportive e Xobni, e deverá ser disponibilizado aos poucos para alguns usuários, como é comum com as novidades do Google. De qualquer forma, seria uma ótima adição também para a interface para tablets em HTML5, deixando a experiência de uso no Gmail ainda mais completa e útil. Fica a dica.

Via: Tech Crunch e Official Gmail Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares