Robótica

18/05/2011 11h10 - Atualizado em 06/10/2011 18h43

Time de basquete treina com ajuda de um robô industrial

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Atletas do Poitiers Basket 86 treinam com ajuda de robô. (Foto: Divulgação)Atletas do Poitiers Basket 86 treinam com ajuda de robô. (Foto: Divulgação)

A tecnologia é usada nos esportes nas mais diversas formas: para registros de recordes, para um melhor desempenho do juiz da partida ou para auxiliar nos treinamentos dos atletas. Mas poucas vezes vemos a tecnologia influenciando de forma tão prática como no treinamento de basquete com robôs.

Quem está servindo de "cobaia" neste experimento é a equipe de basquete francesa do Poitiers Basket 86, que comprovam que o teste com o que eles chamam de "parque de diversões melhorado" aumentou a orientação espacial da equipe. Os jogadores passaram a se posicionar melhor na quadra, o que resultou em uma defesa mais consistente e um ataque mais compacto. O resultado? Eles conseguiram derrotar o líder da sua liga de basquete.

Alguns consideram que o sistema seria mais eficiente se ajudasse os jogadores a arremessar melhor ou ter uma melhor performance na corrida durante os jogos e que, na verdade, a iniciativa do Poitiers Basket 86 seria mais uma ação promocional do que uma melhora efetiva do time durante os jogos. Seja como for, parece que a brincadeira deu resultado. Mesmo que seja para ser apenas um fator psicológico contra os adversários.

De qualquer forma, você tem a chance de tirar as suas próprias conclusões no vídeo abaixo, onde vemos o time do Poitiers Basket 86 em ação com o robô.


Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares