Video game

04/05/2011 19h34 - Atualizado em 14/07/2011 06h50

Uma id Software além de Rage e Doom

Spencer Stachi
por
Para o TechTudo

A id Software é uma empresa que está no mercado desde 1991, ou seja, a 20 anos criando jogos que talvez muitos “novatos” poucos conheçam. A empresa é natural do estado do Texas e tem muita importância na história dos jogos eletrônicos no geral. Ela foi uma das pioneiras a criar o estilo FPS (first person shooter), um dos mais populares da atualidade, se não o mais popular.

id Software (Foto: Divulgação)id Software (Foto: Divulgação)

Ao se falar de id Software automaticamente vem a cabeça jogos como Doom ou o próximo lançamento como Rage. Mas além disso, a id ainda possui Quake e Wolfenstein em seu portfólio. Esses dois últimos tiveram suas séries criadas e começadas pela empresa e foram “cedidas” para Activision criar outros jogos com a mesma marca como Return to Castle Wolfenstein e Enemy Territory: Quake Wars.

A companhia também colaborou diretamente com outras empresas, como a Raven Software, a desenvolver jogos como Heretic e Hexen, apelidados carinhosamente de “Doom medieval”. Pessoas chaves como John Carmack (fundador), John Romero, Tom Hall e American McGee (American McGee´s Alice) passaram pela id no começo da carreira e hoje são considerados gênios na área. Seus engines foram comercializados para muitas empresas chegando a ser o mais popular do mercado antes mesmo de Unreal Engine e Crysis Engine. A id foi vendida para a ZeniMax Media (Bethesda Softworks) em 2009.

id Software (Foto: Divulgação)id Software (Foto: Divulgação)

Em uma conversa recente ao site Shacknews, Jason Kim produtor sênior da id Software, trabalhando atualmente em Rage e no engine chamado ainda de id tech 5 (Wolfenstein 3D usava id tech 1 e nem 3D realmente era) comentou um pouco do que se passa na cabeça da id além de Rage que sai ainda esse ano e Doom 4 que está previsto para 2012. “Nosso estúdio cresceu muito, não apenas em tamanho mas também em design e arte, e até mesmo no ponto de vista de tecnologia. John Carmack admite que ele não pode fazer nada por conta própria. Há muitos caras espertos que são requisitados para se fazer jogos nos dias de hoje. Ele não pode apenas olhar para si em uma sala, sair com uma engine pronta e dizer, ok, façam um jogo com isso.”

Atitudes antigas já fizeram da id um nome muito mais forte de mercado do que ela tem hoje. Porém com a mudança de filosofia do estúdio, onde a id agora deixa de ser algo pequeno, farão com que ela crie jogos como nos velhos tempos.“Nós temos Quake, Wolfenstein. Se as pessoas querem isso, nós temos as pessoas certas para entregar isso a elas. E nós temos uma abordagem diferente agora, estamos forjando um novo caminho. Eu acho que podemos reviver algumas dessas coisas…”.

Deixando claro que a id Software está de portas abertas a trazer uma continuação real de Quake ou um Wolfenstein realmente digno como antigamente. Com Rage sendo lançado esse ano, podemos aguardar provavelmente que a id anuncie um novo projeto na QuakeCon no final do ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares