Sistemas Operacionais

06/05/2011 20h06 - Atualizado em 14/07/2011 06h50

Venda de smartphones cresce 79% e Nokia permanece na liderança

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

A venda mundial de smartphones vai muito bem, obrigado! De acordo com um recente relatório, divulgado pela empresa especializada em pesquisa de mercado IDC, ao comparar o primeiro trimestre de 2010 com o mesmo período de 2011, verificou-se um impressionante aumento de 79% no número de vendas de smartphones no mundo. Segundo a empresa, as vendas saltaram de 55,4 milhões para 99,6 milhões de equipamentos.

Top 5 com as empresas que mais vender smartphones (Foto: Reprodução/Apple Insider)Top 5 com as empresas que mais vender smartphones (Foto: Reprodução/Apple Insider)

Entre as empresas, que melhor aproveitaram o calor do mercado, o destaque fica com a Samsung. A empresa sul-coreana alavancou suas vendas em 350%, passando de 2,4 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2010, para 10,8 milhões no primeiro trimestre deste ano e atingindo uma participação de 10,8% no mercado. Logo após, vem a HTC, que incrementou suas vendas de smartphones em 229,6% no mesmo período. A Apple foi a terceira que mais cresceu, elevando as suas vendas de 8,7 milhões para 18,7 milhões de unidades, crescimento de 114,4%. A RIM, por sua vez, aumentou em apenas 31,1% as suas vendas, passando de 10,6 milhões para 13,9 milhões no período.

Mesmo sendo a empresa que mais vendeu smartphones no primeiro trimestre deste ano, a Nokia não tem muito o que comemorar. Apesar de ter conseguido vender 24,2 milhões de unidades (contra 21,5 milhões no primeiro trimestre do ano passado), o crescimento real foi de apenas 12,6%, muito aquém do obtido pelas demais empresas. Assim, a Nokia viu a sua participação no mercado cair de 38,8% para 24,3%.

Segundo a IDC, um dos principais responsáveis pelo aumento substancial nas vendas da Samsung foi a produção de smartphones com o popular sistema operacional Android, do Google. A empresa alerta, ainda, que a transição da Nokia do Symbian para o Windows Phone pode acabar fazendo com que a fabricante ceda ainda mais espaço aos concorrentes.

Via: Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares