13/06/2011 14h09 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Blaze, um sistema laser para bicicletas que ajuda a aumentar a segurança dos ciclistas

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Andar de bicicleta pode ser perigoso mesmo que você siga todas as regras e use o capacete. Não importa o quão seguro seus hábitos na bicicleta sejam, você não pode controlar as ações dos carros que estão próximos à você. E quem dirige carro sabe, nem sempre é fácil visualizar ciclistas. Além disso, nem todos os motoristas prestam a atenção que deveriam no trânsito.

Laser para alertar motoristas da presença de ciclistas (Foto: Divulgação)Laser para alertar motoristas da presença de ciclistas (Foto: Divulgação)

As estatísticas apontam que cerca de 80% dos acidentes de bicicleta ocorrem quando um carro desvia para cima do ciclista, pois não haviam percebido que ele estava lá.

Tudo isso fez com que a britânica Emily Brooke, estudante de design, projetasse o Blaze, um dispositivo criado para alertar os motoristas quando um ciclista está se aproximando. Emily consultou especialistas em segurança rodoviária, uma empresa de ônibus e psicólogos de trânsito, enquanto projetava o Blaze. Sua invenção acabou lhe dando uma bolsa em um curso na Babson College, em Massachusetts, onde ela continuará a aperfeiçoar o projeto.

O Blaze é embutido no guidão da bicicleta ou motocicleta, ele utiliza um laser para projetar uma luz verde brilhante no asfalto, projetando um símbolo bem na frente do motorista. A esperança é que o motorista perceba o símbolo na rua e mesmo que não tenha visto o ciclista, pelo menos olhe duas vezes antes de mudar de faixa.

Qualquer pessoa que tenha usado uma bicicleta no trânsito da cidade sabe o quanto isso é perigoso. Mas a saúde e benefícios ambientais são numerosos e bem documentados, por isso, a expectativa é que dispositivos como o Blaze fiquem mais populares, fazendo com que as bicicletas se tornem mais seguras em cidades grandes.

Via: Ubergizmo
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares