Fabricantes

03/06/2011 14h06 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Conselho da Anatel libera entrada das empresas de telefonia na TV a cabo

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O conselho diretor da Anatel se reuniu na quinta-feira (02) para discutir a entradas das empresas de telefonia no mercado de TV a cabo. Como resultado da discussão, consultas públicas serão feitas para que o povo opine sobre o assunto. E, se nada for mudado, as teles poderão oferecer serviço de TV a cabo.

Anatel (Foto: Divulgação)Anatel (Foto: Divulgação)

Faz tempo que empresas como Telefônica, Oi e GVT tentam oferecer o serviço de TV a cabo. No entanto, a Lei do Cabo, publicada no século passado, proíbe que esse tipo de empresa ofereça TV a cabo. A limitação funcionava como uma reserva de mercado para que apenas companhias brasileiras operassem o cabo, enquanto as estrangeiras e as telefônicas, com muito mais dinheiro, ficavam de fora.

A decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) só saiu depois que as teles concordaram em participar do programa de popularização da banda larga. Com o compromisso delas de prover internet para mais brasileiros a um custo menor, os diretores da agência decidiram liberar a exploração da TV a cabo. As consultas públicas serão feitas até outubro desse ano.

As empresas de telefonia já oferecem TV por assinatura, mas não por cabo. A Oi tem a Oi TV, que funciona por satélite. A Telefônica comprou a TVA faz alguns anos e hoje em dia oferece combos com banda larga Speedy e a TV por assinatura em São Paulo. A Embratel foi a última grande tele a entrar na onda das TVs pagas, também por meio do satélite, com a Via Embratel.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares