Jogos de RPG

10/06/2011 17h30 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

E3: Microsoft: Jogos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Uma grande vantagem da conferência da Microsoft é que ela tem um ótimo ritmo. Você pode não gostar dos jogos apresentados, mas é sempre isso que a empresa está fazendo, apresentando um jogo atrás do outro.

Este ano não foi diferente, mas houve um pesado foco em títulos para o Kinect, apesar de não serem exclusivos, muita coisa parece realmente, como diz na caixa dos jogos compatíveis com o aparelho: “Melhor com Kinect“.

A conferência começou da melhor forma que poderia, mas perdeu um pouco de fôlego e não trouxe nenhuma surpresa impactante, principalmente porque as informações vazaram antecipadamente.

Ainda assim grandes nomes, antigos retornaram em grande estilo, como a principal franquia da empresa, Halo.

Call of Duty Modern Warfare 3

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Quando entrou o trailer e todos já sabiam que se tratava de Modern Warfare 3, uma tensão automaticamente se instaurou… e foi completamente destruída quando o controle acidentalmente se desconectou. Foi engraçado e todos puderam continuar vendo o jogo menos tensos.

A fase mostrada era uma missão, inicialmente de mergulho, na qual soldados plantavam bombas em um submarino, em seguida invadindo-o e tomavam controle. A demonstração lembrava bastante o primeiro Modern Warfare na fase do navio, mais tarde evoluindo para uma sequência em um bote com motor que lembrava o veículo de neve de Modern Warfare 2.

Não foi apresentado nada que não se esperasse de um Call of Duty, mas nem por isso deixou de ser excitante.

Robert Bowling, estrategista criativo da Infinity Ward e Glen Schofield da Sledgehammer, ambas em parceria no desenvolvimento do título, comentaram novamente sobre a escala do jogo, dizendo que ele será enorme.

É anunciado que conteúdo para download chegará antes na Xbox LIVE.


Tomb Raider

Tomb Raider (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)

A nova aventura de Lara Croft foi apresentada por Daniel Neuberger, diretor do jogo, e Darrel Gallagher, chefe da Crystal Dynamics, mostrando as origens da exploradora. O jogo é muito mais sombrio e impactante do que qualquer coisa que já vimos nos jogos anteriores.

A cena começa com Lara capturada por misteriosos habitantes da ilha onde foi parar depois que seu navio se partiu. Amarrada de cabeça pra baixo, ela se balança até conseguir queimar as cordas em algumas velas próximas, sofrendo uma grande queda, sendo perfurada por algum detrito na altura do abdômen.

Mesmo andando com dificuldade, em alguns minutos Lara está saltando e escalando como de costume. Você pode usar o que chamaram de instintos da personagem para iluminar elementos cruciais para sua progressão no cenário. Há algumas sequências de Quick Time Events, onde você precisa apertar botões específicos para algumas ações, mas parecem estar bem incorporadas na experiência.


A parte mostrada pareceu bem linear e dramática, mas segundo comentários dos produtores, o jogo será sobre áreas abertas onde a personagem terá que se esforçar para sobreviver.

Tomb Raider chega em 2012 para o Xbox 360, PlayStation 3 e PC.

Madden NFL 12, Fifa 12 e Tiger Woods PGA Tour

Peter Moore fala sobre jogos da Electronic Arts (Foto: Divulgação)Peter Moore fala sobre jogos da EA(Foto: Divulgação)

Peter Moore, presidente da EA Sports apareceu para falar que a Electronic Arts estará dando suporte ao Kinect com quatro jogos de esporte: Madden NFL 12, Fifa 12, Tiger Woods PGA Tour e um quarto jogo ainda não revelado.

The Sims 3: Pets e Family Game Night 4

Ainda com Peter Moore no palco, ele comenta como o Kinect poderá ser usado nesses jogos, através de comandos de voz em The Sims e variações de jogos conhecidos em Family Game Night.

Mass Effect 3

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Dr. Ray Mozyka aparece para mostrar o terceiro título da franquia e anunciar o suporte ao periférico Kinect. Ao invés de colocar movimentos desnecessários, Mass Effect 3 utiliza a capacidade captar voz do aparelho para que você possa conversar diretamente com os personagens na hora de escolher suas respostas.


Mas não só para diálogos os comandos de voz foram utilizados, permitindo também que você desse ordens ao seu esquadrão, mandando-os avançar ou atacar. O jogo parece mais voltado para a ação do que os outros. A Electronic Arts deve ter guardado mais do título para mostrar em sua própria conferência.

Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier

Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier (Foto: Divulgação)Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier (Foto: Divulgação)

O título dos soldados fantasmas retorna após vários adiamentos, mostrando uma cena em câmera lenta com uma ópera tocando ao fundo enquanto eles eliminam todos seus alvos simultaneamente.

Yves Guillemot, co-fundador e chefe executivo da Ubisoft fala sobre o apoio da empresa ao Kinect, antes de mostrar o sistema de personalização de armas. Com gestos e comandos de voz, jogadores podem abrir as armas, mudar suas partes internas e requisitar otimização das armas. A platéia fica bastante impressionada.

Durante o teste das armas personalizadas, mostra-se a jogabilidade através de gestos, apontando com um punho para a tela como se segurasse uma arma e com o outro fazendo um movimento de abrir e fechar a mão para disparar.

A Ubisoft confirmou que de agora em diante todos os jogos da série Tom Clancy, que incluem Splinter Cell e Rainbow Six, utilizarão o periférico Kinect.

Gears of War 3

Gears of War 3 (Foto: Divulgação)Gears of War 3 (Foto: Divulgação)

Cliff Bleszinski, diretor de design da Epic Games, apareceu no palco para falar do jogo, mas lembrou: “Gears é melhor com um amigo, certo?”, e chamou o rapper Ice-T para jogar cooperativamente. As tiradas do artista arrancaram risadas dos repórteres.

O grupo de Marcus Fenix está em uma viagem de barco quando uma criatura gigante os ataca. A novidade fica por conta de armaduras blindadas Silverback, que parecem saídas direto do filme dos Transformers e os personagens as usam para tentar abater a criatura.


Assim como Mass Effect 3, o jogo parece mais voltado para a ação, já que mal vemos os personagens buscarem proteção, exceto pelo momento em que se escondem atrás da própria armadura usada por um companheiro.

Ice-T ainda disse que irá reunir novamente sua banda, Body Count, para gravar uma música especialmente sobre Gears of War 3.

Ryse (ex-Codename: Kingdoms)

Ryse (ex-Codename: Kingdoms) (Foto: Divulgação)Ryse (ex-Codename: Kingdoms) (Foto: Divulgação)

O projeto fruto da parceria entre Microsoft e Crytek, criadores de Crysis, antes conhecido pelo nome Codename: Kingdoms, deu as caras do jeito que os rumores anteciparam. Trata-se de um jogo medieval em primeira pessoa com o uso do Kinect para golpear. Com direito até mesmo a um chute “This is Sparta”.


Halo: Combat Evolved Anniversary

Halo: Combat Evolved Anniversary (Foto: Divulgação)Halo: Combat Evolved Anniversary (Foto: Divulgação)

Com o aniversário de dez anos da série Halo, outro rumor que se confirmou foi o remake do primeiro Halo: Combat Evolved, lançado em 2001 para o Xbox original, agora refeito para o Xbox 360.

A experiência de jogo foi atualizada, trazendo modo cooperativo através da Xbox LIVE, retorno de um dos multiplayers mais populares contra outros jogadores e a presença dos sete mapas preferidos dos fãs.


Halo: Combat Evolved Anniversary
será lançado dia 15 de Novembro de 2011.

Forza Motorsport 4

Forza Motorsport 4 (Foto: Divulgação)Forza Motorsport 4 (Foto: Divulgação)

Dan Greenawalt, diretor do jogo na Turn 10 Studios mostrou um pouco de Forza Motorsport 4, com gráficos bem impressionantes e um aviso de que era tudo em tempo real.

Espere por integração com o Kinect como já mencionado anteriormente, incluindo toque, voz e headtracking, que segue a posição da sua cabeça para reproduzir onde a câmera está apontando no jogo.

Também está confirmado multiplayer para dezesseis jogadores, com carros de mais de oitenta montadoras e atualizações mensais para o título.

Forza Motorsport 4 chega dia 11 de Outubro.


Fable: The Journey

Fable: The Journey  (Foto: Divulgação)Fable: The Journey (Foto: Divulgação)

Peter Molyneux, criador da série Fable, aparece para falar desse novo capítulo. O Reino de Albion mudou bastante, não parece mais ser uma época de grandes heróis como os outros jogos da franquia.

O título parece ser em maioria em primeira pessoa, utilizando o Kinect para o combate. Em certo momento o jogador controlava uma carroça como se segurasse as rédeas através do periférico.

A progressão era feita sob trilhos, enquanto o jogador andava por um caminho pré-determinado, gestos eram utilizados para invocar magias diferentes. Realmente bem interessante.


Não foi comentado se Fable: The Journey será exclusivo do Kinect ou se este seria apenas um modo de jogá-lo. A apresentação é marcada pela frase: “O fim de Albion está chegando. Tudo que importa agora é a jornada (The Journey)”.

Minecraft

Minecraft (Foto: Divulgação)Minecraft (Foto: Divulgação)

Sim, o fenômeno dos jogos independentes da Mojang foi confirmado para a Xbox LIVE, sem maiores informações a respeito, além de que terá suporte ao Kinect.

A única coisa apresentada foi um vídeo onde um logo do Xbox 360 era construído no mundo de Minecraft.

Teremos que esperar mais pra ver onde isso vai dar.

Kinect Disneyland Adventures

Kinect Disneyland Adventures (Foto: Divulgação)Kinect Disneyland Adventures (Foto: Divulgação)

Esta é para os jogadores mais jovens, uma versão de Kinect Adventures que se passa no mundo da Disney. Não é muito diferente do Kinect Adventures tradicional, exceto pela nova temática, o que no caso da Disney é realmente rica o bastante pra fazer valer a pena.

O parque temático inteiro da Disneyland está sendo recriado digitalmente no título, com cada atração puxando um minigame relacionado a ela, nos mesmos moldes dos presentes em Kinect Adventures.

Algumas crianças jogando demonstraram o vôo de Peter Pan e algumas loucuras em Alice no País das Maravilhas.


Kinect Star Wars

Kinect Star Wars (Foto: Divulgação)Kinect Star Wars (Foto: Divulgação)

Este chamou bastante a atenção dos jornalistas presentes no evento logo de cara. O vídeo parece mostrar uma história da nova trilogia, onde você joga com um aprendiz de Jedi.

O jogo é sobre trilhos, você só controla as ações do personagem sobre aquele evento que o caminho mostrar naquele momento. Se for um inimigo, você controla o corte do sabre de luz, se for um obstáculo, você utiliza a força. Provavelmente há poderes da força para uso em combate também.

O sabre de luz ganha destaque por poder ser ligado com um mero comando de voz: “Lightsaber ON”. Mas não só de combates o jogo se exibe, com direito a corridas de Pods, motos voadoras e até mesmo batalhas de naves. com Potencial para ser uma versão atualizada do antigo fliperama de Star Wars.

O Kinect capta seus movimentos com um pouco de atraso, bem aparente na apresentação. Você utiliza movimentos para controlar o brandir do sabre de luz, os gestos de uso da força, outros movimentos que parecem responder por contexto, como virar pros lados para desviar ou pular para dar uma cambalhota por cima do inimigo, entre outros.


No final do trailer, dois Siths aparecem com um par de sabres cada, o que deve dar uma luta interessante.

Sesame Street: Once Upon a Monster

Sesame Street: Once Upon a Monster  (Foto: Divulgação)Sesame Street: Once Upon a Monster (Foto: Divulgação)

Outro para o público infantil é a aventura da Vila Sésamo, em formato de livro de história, Cookie Monster encontra outros monstros com problemas e você interage com eles em minigames utilizando o Kinect.


Kinect Sports: Season Two

Kinect Sports: Season Two (Foto: Divulgação)Kinect Sports: Season Two (Foto: Divulgação)

A continuação do jogo de esportes da Rare para o Kinect, traz agora seis novas modalidades esportivas, são elas: Baseball, Esqui, Golf, Dardos, Tênis e Futebol Americano.

O título terá suporte, assim como os outros, a gestos e comandos de voz. Foram demostrados Golf e Futebol Americano, onde os jogadores usavam comandos de voz para trocar tacos ou escolher estratégias.

A apresentação pareceu um pouco ensaiada, dando a impressão de que não era realmente o jogo rodando em tempo real, mas sim um vídeo. A Microsoft já fez isso antes.

Kinect Sports: Season Two será lançado no final do ano.

Dance Central 2

Dance Central 2  (Foto: Divulgação)Dance Central 2 (Foto: Divulgação)

Kasson Crooker, diretor de projetos da Harmonix, apareceu para falar do jogo e brincar com o fato de como se tornou piada na internet quando dançou com Dance Central em E3 anteriores.

Entre as novidades, ele anuncia o modo multiplayer simultâneo, o que vamos ser sinceros, não é um grande avanço e já deveria estar presente no primeiro Dance Central.

A melhor parte é quando ele afirma que todas as músicas do original poderão ser importadas para a sequência, tornando-o o jogo de dança com mais músicas do mercado.

Halo 4

Halo 4 (Foto: Divulgação)Halo 4 (Foto: Divulgação)

Don Mattrick, da Microsoft retorna para afirmar que uma nova trilogia Halo começará no Xbox 360, entrando então um vídeo de Halo 4.


O vídeo é realmente bem curto e não dá pra se tirar muita coisa dele além da data de lançamento no final de 2012.

Conclusão

A conferência da Microsoft teve um grande foco em jogos, diferente de Sony e Nintendo que tinham novas máquinas para apresentar, mas o excessivo foco no Kinect sempre deixa um gosto ruim na boca de quem tem o console mas não está interessado em jogar por movimentos ou voz.

Foi uma apresentação um pouco morna, mas pudemos ver um bocado de jogos e alguns usos bem bacanas do periférico Kinect que até então havia prometido mais do que cumprido.

O caminho da Microsoft em 2012 parece ser pavimentado pelo periférico e títulos compatíveis com ele.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares