Video game

03/06/2011 18h16 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

E3 - Tudo sobre a Konami

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

A E3 2011 está quase aí, e, menos de uma semana antes de seu início, já é seguro dizer uma coisa: se no ano passado a feira foi um verdadeiro showroom de acessórios (Move e Kinect), este ano voltaremos a ter uma feira de consoles, coisa que não acontecia desde 2005, quando PlayStation 3 e Xbox 360 ainda estavam em sua gestação.  

Konami - E3 2011 (Foto: Divulgação)

Só para constar: a Nintendo irá revelar o que raios é seu Project Café, a Sony irá demonstrar o PS Vita (uma atualização do NGP, apresentado no início do ano em Tóquio) e rumores até apontam que a Microsoft está atrás de um update para sua plataforma. 

Essa mudança é sem dúvida um sinal vermelho para produtoras de games, uma vez que todo um ciclo de desenvolvimento e hardware está para acabar. A Konami parece deixar clara que está é uma de seus momentos chaves nesta geração e, embora tenha confirmado poucas grandes novidades para a feira, a intenção é trazer o máximo de novidades relevantes no pouco espaço dado. 

O que será apresentado? 

Apesar da qualidade, a Konami joga um jogo manjado este ano. Uma de suas maiores surpresas é Silent Hill: Downpour, continuação da mais famosa série de horror psicológico deste lado da oitava arte. Anunciado desde janeiro (e com teasers rolando na internet desde 2010), o título não é exatamente uma novidade. Pelo menos a empresa ainda se manteve bem reservada com relação ao game, e muito do clima romeno dado ao jogo pela Vatra Games (atual desenvolvedora) deve ainda ser revelado. 

Outro destaque é NeverDead, um shooter em terceira pessoa sobre um caçador de demônios imortal que pode arrancar partes de seu corpo e usá-los para o combate. É uma premissa interessante, e não machuca saber que nínguem mais, ninguém menos que a banda de metal Megadeth está criando uma trilha para o game. Pro Evolution Soccer 2012 também estará na feira, mas não esperem muita coisa além de um trailer novo. Afinal, estamos falando de um evento para americano ver. 

NeverDead (Foto: Reprodução)NeverDead (Foto: Reprodução)

Claro que não seria a Konami se não falássemos de Hideo Kojima, mas desta vez teremos que ser parcimoniosos. O produtor estará ausente este ano, e o Metal Gear Solid que irá dar as caras na feira será mesmo a releitura Metal Gear Solid: Snake Eater 3D. Kojima já havia revelado uma conversão para o 3DS, e rumores recentes apontam que o jogo pode ter uma participação bem graúda no estande da empresa, ainda mais com aNintendo investindo no catálogo do portátil durante a próxima metade do ano. Novidades irão incluir um prático menu 3D na tela de toque, visuais melhorados e um remapeamento de certas áreas do jogo. 

A Kojima Productions também anunciou conversões HD de duas de suas maiores franquias: Zone of The Enders e Metal Gear Solid. Zone of The Enders HD Collection trará os dois jogos da série remasterizados em alta definição, enquanto Metal Gear Solid HD Collection trará o segundo e o terceiro episódio da série, além de Peace Walker (PSP) com visuais retrabalhados.

Ambas as coleções virão em novembro de 2011, integradas com o sistema Transfarring patenteado pela Kojima Productions: nele, dados de save são enviados para um servidor em nuvem, permitindo que você pare seu jogo em um PSP e retome-o onde parou em seu PS3. É um passo novo pra empresa, que pretende estender a novidade para todos os consoles da linha Sony, incluindo o NGP e – pasmem – o PS2

Sim, pouca coisa será de fato revelada para este ano. Podemos, entretanto contar com a presença de uma ou outra franquia de peso como Dance Dance Revolution e um novo e misterioso Contra

Metal Gear permite que você importe seus dados para o PS3 (Foto: Reprodução)Metal Gear permite que você importe seus dados para o PSP (Foto: Reprodução)

O que pode aparecer? 

Metal Gear Rising. Tudo o que sabemos do jogo até então é que ele irá estrelar o ninja cibernético Raiden, terá maior foco em combate e aparentemente envolverá melancias sendo cortadas ao meio com katanas elétricas. Sim, ainda não faz muito sentido em nossas cabeças, mas tudo a seu tempo: Kojima anunciou que o jogo não dará as caras em formato jogável no evento, mas é difícil não imaginar que alguma coisa ou outra do jogo vaze nestes dias.

Para sermos honestos, nem sequer sabemos se Kojima irá aparecer de gaiato em uma das grandes conferências, e as chances são bem escassas. Mas pense bem: essa idéia do Transfarring não é exatamente novidade.

Durante a primeira aparição do NGP em janeiro, Kojima demonstrou Metal Gear Solid 4 rodando no portátil, e discutiu sua capacidade em tornar mais simples a transposição de títulos entre plataformas. No mês passado, a Sony revelou planos de trazer versões HD de hits do PSP para o PS3, publicando como prova um vídeo de Monster Hunter 3rd Portable. Não nos surpreenderíamos em ver uma aparição de Kojima durante a conferência da Sony na segunda. É ainda irreal, mas se aprendemos algo durante estes últimos anos de E3, é que Kojima e sua criatura, Solid Snake, tem uma mania bem em comum: aparecer e desaparecer sem aviso prévio. 

Além do serviço, Kojima já apresentou ontem o Fox Engine, o motor gráfico que estará tornando possível seu novo título, cujos detalhes ainda não foram revelados. Mesmo com o produtor fora de cena, não é difícil imaginar que ao menos sairemos desta E3 sabendo mais sobre este segredo. 

 

Metal Gear Solid: Rising (Foto: destructoid)Metal Gear Solid: Rising (Foto: destructoid)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares