Internet

17/06/2011 15h00 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Facebook pode ganhar aplicativo para iPad em breve

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Quase um ano e meio depois da chegada do primeiro iPad e a consequente revolução no mercado, uma coisa ainda é falha nesse tipo de plataforma: o uso do Facebook. Mas parece que a rede social de Mark Zuckerberg parece finalmente estar preenchendo essa lacuna, já que o New York Times afirmou na quinta-feira (16) que a empresa finalmente vai liberar “em breve” um aplicativo dedicado para o tablet da Apple.

Facebook (Foto: Divulgação)Facebook (Foto: Divulgação)

Segundo o periódico norte-americano, desenvolvedores internos do Facebook estiveram trabalhando em um aplicativo dedicado ao iPad “na maior parte do ano”. O programa teria suporte a Grupos e Chat, com funções totalmente adaptadas à grande tela de toque do aparelho e com resolução maior do que a versão atual para iPhone. Os testes estariam sendo finalizados ainda nesta semana.

A questão é que essa informação chega logo após rumores de que a rede social estaria planejando uma espécie de loja de aplicativos em HTML5, com games para funcionar junto à plataforma (como a versão desktop de Farmville). A medida, de codinome “Project Spartan”, teria como objetivo trazer de volta ao Facebook os jogos sociais que acabavam tendo de migrar diretamente para a App Store de forma individual.

Vale lembrar que o Facebook já havia dito antes que o site “não era mobile”, que não era preciso um aplicativo dedicado, pois a versão para desktops funcionaria perfeitamente no Safari. Hoje sabemos que não é tanto assim, principalmente por não trazer o esquema de notificações ou funções específicas para tablets.

Caso tudo isso seja verdade, pode não demorar muito para aparecer uma versão do Facebook para aparelhos Android 3.0 “Honeycomb”, ainda carente de aplicativos (e, muitas vezes, fadado à versão mobile do site). Pelo menos Zuckerberg está mais adiantado do que Orkut, que ainda não possui sequer um aplicativo oficial para iPhone (e, convenhamos, talvez nunca tenha).

Via: TechDigest

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares