Internet

14/06/2011 18h09 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Google lança atalhos na versão mobile para localizar serviços como restaurantes e bares

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Os smartphones têm se mostrado grandes laboratórios para o Google testar novas tecnologias e soluções nas buscas, como no caso da pesquisa de imagem do Goggles e da utilização de comandos de voz para procurar termos. Para deixar a tarefa ainda mais fácil nas pequenas telas desses aparelhos, a gigante da web anunciou nesta terça-feira (14) no evento “Inside Search” em San Francisco, nos Estados Unidos, duas novidades para plataformas móveis: botões de atalho e sugestões automáticas para frases.

Google Mobile Search (Foto: Divulgação)Google Mobile Search (Foto: Reprodução)

A primeira é simples: acessando a página inicial do Google, aparecem os ícones “Restaurantes”, “Café”, “Bares” ou um atalho para mais opções. Com isso, o mecanismo de busca utiliza a sua localização para oferecer sugestões de estabelecimentos comerciais do tipo desejado, algo que pode ser muito útil quando se está em algum local desconhecido, como uma cidade que você está visitando pela primeira vez.

Google Search (Foto: Reprodução)Google Search (Foto: Reprodução)

As opções adicionais incluem lanchonetes “Fast food”, lojas, caixas eletrônicos, postos de combustível, atrações turísticas ou mesmo um apanhado geral do que há de interessante à sua volta, seja um estabelecimento comercial, seja um local útil como uma rodoviária. O recurso aproveita a tecnologia GPS do aparelho para estabelecer onde o usuário se encontra.

A segunda novidade nas buscas em smartphones é o mecanismo para “construir” uma pesquisa mais complexa por meio de sugestões de termos individuais que podem ser adicionados, o que já existia no aplicativo oficial da empresa, mas agora está incorporado à página. Por exemplo: é possível procurar pela palavra “tech”, com o Google sugerindo o termo “Tech Tudo” com o sinal de adição (+). Se quiser pesquisar artigos sobre o PlayStation 3 no site, então basta continuar a escrever que a expressão inicial “Tech Tudo” permanece lá, enquanto a ferramenta já sugere mais termos relacionados. Confira como funciona no vídeo abaixo.


Já disponíveis, inclusive no Brasil e em 40 idiomas, as novas funcionalidades nas buscas são compatíveis apenas com smartphones com o sistema operacional Android (em versão 2.2 Froyo ou superior) ou no iPhone e iPod touch (com o iOS na versão 4.0 ou superior). Para testar, basta acessar a página inicial do Google clicando aqui.

Via: Google Mobile Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares