Internet

28/06/2011 16h54 - Atualizado em 14/07/2011 06h39

Google+: A nova rede social do Google já está no ar!

Allan Melo
por
Da redação

Depois de tanto burburinho, finalmente os boatos se confirmaram: A Google apresentou nesta terça-feira a sua nova rede social, o Google+. O lançamento prova que a gigante das buscas ainda mantém interesse em investir neste segmento, substituindo seu antigo produto, o Orkut.

Segundo informações oficiais, no entanto, o Orkut continuará a ser aprimorado pelo Google, e a empresa ainda dedicará seu tempo às duas redes sociais. Entretanto, segundo o comunicado, "nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis".

A nova rede social do Google+ possui integração com todos os seus produtos, inclusive seus smartphones Android (Foto: Reprodução)A nova rede social do Google+ possui integração com todos os seus produtos, inclusive seus smartphones Android (Foto: Reprodução)

Google+

Antes que você, caro leitor, se empolgue para testar a mais nova rede social da Internet, é preciso lhe dizer uma triste notícia: ainda não é possível acessá-la. A empresa está usando a mesma estratégia que fizeram inicialmente no Orkut, distribuindo convites oficiais para apenas alguns poucos pré-cadastrados, e estes, então, poderão convidar mais amigos para ingressar à rede social.

No site oficial do Projeto Google+, como tem sido chamado, a nova rede social já mostra algumas de suas armas, divididas em três principais frentes de interação: Círculos, Hangouts e Sparks. Todas elas - como é enfatizado pela empresa - têm um único objetivo: colocar "você" como elemento principal da rede.


- Círculos

Nos chamados "Círculos", os usuários poderão agrupar seus amigos em grupos de contatos, criando um espaço pelo qual você poderá compartilhar suas coisas apenas com essas pessoas do grupo. "As pessoas, de fato, compartilham seletivamente o tempo todo, com seus círculos", dizem.

Segundo o comunicado, o problema das antigas redes sociais é que há momentos em que queremos nos conectar com apenas algumas pessoas, e não com toda a nossa rede de contatos. Além disso, a exposição pública de suas coisas a todos os seus amigos é, nas palavras da empresa, 'assustadora'.

"Da família aos colegas da escola, descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para compartilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os Círculos para o software".


- Sparks

Aparentemente este é um conceito novo nas redes sociais. Na definição do Google, a ferramenta "Sparks" fará uma busca por vídeos e artigos que se assemelhem com os seus interesses, de forma que você fique sempre atualizado com os conteúdos de seus serviços (como o YouTube, o Picasa, e o próprio mecanismo de buscas do Google), sem precisar 'caçá-los'.

"Graças ao expertise do Google, o Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. (...) Adicione seus interesses e você sempre terá alguma coisa para ler e compartilhar com o círculo certo de amigos".


- Hangouts

Ao que nos dá a entender sua descrição, esta função do Google+ será uma espécie de Chatroulette, mas apenas com seus amigos (com a possibilidade de, também ter mais de um amigo na tela). Para quem não conhece, Chatroulette é um site pelo qual você, usando uma webcam, é capaz de conversar aleatoriamente com qualquer pessoa do mundo que também esteja conectada ao serviço.

Na definição do Google, "Da mesa de bar ou da frente de casa, os seres humanos sempre gostaram de estar juntos (...) mas perdemos esse atributo quando estamos on-line". E continua:

"Para começar, elas são chatas. Você pode chamar todo mundo que está como "Disponível" mas, mesmo assim, você corre o risco de interromper os planos de alguém. Elas também são bastante inadequadas. Quando a pessoa não responde, você não sabe se a pessoa está lá ou se ela não tem interesse em falar com você. Com o Google+ nós queremos fazer os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criamos os Hangouts. Combinando encontros casuais com vídeos ao vivo, os Hangouts permitem que você pare quando for possível e passe um tempo com seus Círculos."



Outras funções

O serviço do Google+ também terá várias integrações com smartphones, juntando várias novas ferramentas a alguns recursos do seu telefone, como o GPS. O "Instant Upload", por exemplo, colocará todas as fotos tiradas no seu telefone automaticamente em seu perfil na Internet. Uma outra função nova dará a capacidade de você incluir a sua localização, detectada pelo GPS, em suas conversações, mensagens, fotos, e até ligações. Já o "Huddle" será uma espécie de Google Talk pelo qual você poderá conversar com seus círculos, usando seu celular.

Segundo a empresa, o app do Google+ já está disponível no Android Market (em breve na AppStore), e o serviço também já está no ar, apesar da restrição de acesso. Com isso, agora, começa a corrida pelos convites!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fagner Santos
    2011-06-28T20:12:56

    Muitos achavam q o Google tinha adormecido apos o Orkut perder espaço pro Facebook... eis que surge o GOOGLE+