Video game

22/06/2011 14h27 - Atualizado em 14/07/2011 06h40

Heroína de Metroid teve nome inspirado no Rei Pelé

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O site de fãs Metroid Database “desenterrou” uma importante entrevista sobre a série de jogos Metroid, publicada originalmente em 2004 na revista japonesa Nintendo Dream. Nas edições 118 e 119, a revista conversa com Hiroji Kiyotake e Yoshio Sakamoto, designers da Nintendo na época em que o primeiro Metroid foi lançado, no NES (também conhecido como “Nintendinho 8-bits”), em 1986.

Samus Aran, a heroína de Metroid (Foto: Divulgação)Samus Aran, a heroína de Metroid (Foto: Divulgação)

O fato mais curioso revelado no bate-papo é que, na verdade, Samus Aran, a heroína da série, teve seu nome inspirado por um brasileiro. Mais precisamente, o Rei do Futebol – Pelé, Edson Arantes do Nascimento – foi o “muso inspirador” dos produtores para batizar a personagem.

“Não ficou claro em nossa última conversa”, comentou o entrevistador. “Sobre o nome de Samus Aran, que pode ter sido referência ao nome real de Pelé, o deus do futebol…”, complementou. Kiyotake, que foi o designer da personagem, confirmou a informação em tom de bom humor. “Ha ha ha ha! É isso mesmo. O nome da protagonista pode ser inserido desta maneira e, se eu quisesse dar um nome estranho a alguém, eu poderia me referir ao nome de Pelé. Mas eu posso estar enganado…”, disse.

A informação foi reforçada por Sakamoto, que é o co-criador da saga. “Kiyotake, se você checar o nome de Pelé, verá que não é ‘Samus Arantes’. Ele é chamado ‘Alguma Coisa Arantes Nascimento’ e somente o ‘Aran’ se encaixa”, disse Sakamoto. A referência do designer foi “Something” (“Alguma coisa”, em inglês), o que resultou em “Samus” e “Aran”, parte do sobrenome de Pelé. O sotaque da pronuncia japonesa para palavras em inglês ajudou este “batismo inusitado”. Kiyotake também é um grande fã de futebol, o que deve ter ajudado no processo.

Segundo a entrevista, outras curiosidades referentes aos nomes da série Metroid envolvem o próprio título, que é uma junção entre as palavras “android” (andróide) e “metro subway” (metrô). Anteriormente, o jogo era chamado apenas de “Space Hunter”.

Já o planeta SR388, tradicional na série e cenário de Metroid II, teve seu nome retirado de um motor de motocicleta. A marca Yamaha tinha um linha chamada SR400, e a partir daí surgiu a inspiração.

A série Metroid é uma das mais populares e tradicionais nos consoles e portáteis Nintendo. Seu grandes títulos, além dos primeiros, são Super Metroid (Super Nintendo), a trilogia Metroid Prime (GameCube e Wii), além do recente Metroid: Other M, lançado no Wii em 2010. Sempre no controle da caçadora de recompensas Samus Aran, os jogadores encaram raças alienígenas e outras ameaças.

Via Siliconera

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Silva
    2012-11-03T09:57:54

    adoro esse jogo