Sistemas Operacionais

23/06/2011 16h10 - Atualizado em 14/07/2011 06h40

Internet Wi-Fi é mais usado por smartphones do que por PCs, diz pesquisa

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Essa notícia não chega a surpreender aqueles que acompanham o mercado de tecnologia mais de perto, mas mostra claramente o sinal dos tempos atuais. Nos dias de hoje, ter uma conexão Wi-Fi em casa ou no escritório não é mais um luxo, e sim, uma necessidade, seja ela para melhorar a produtividade, ou então para o conforto e entretenimento doméstico. E segundo uma pesquisa recente, o dispositivo que mais usa as redes sem fio é o smartphone, e não mais o PC.

Smartphones dominam as redes Wi-FiSmartphones dominam as redes Wi-Fi

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Meraki, 60% dos entrevistados que acessam a web em redes Wi-Fi declararam que os fizeram a partir de celulares e smartphones. Esse número é simplesmente o dobro do ano passado, onde apenas 1/3 das pessoas acessavam a internet pelos seus dispositivos móveis.

A pesquisa também revela que os pontos públicos e gratuitos de Wi-Fi (ou hotspots) estão se tornando cada vez mais comuns, inclusive em áreas públicas, como em alguns parques de Nova York.

O resultado da pesquisa não surpreende: nos últimos anos, o volume de vendas de smartphones vem aumentando de forma considerável, e em alguns mercados específicos os smartphones vendem mais que os desktops e notebooks.

Além disso, os smartphones atuais realizam a maioria das funções básicas de um computador, como editar documentos, envio e recebimento de e-mails e mensagens instantâneas, upload de fotos, acesso às redes sociais e navegação na web. Logo, não são poucas as pessoas que acabam substituindo o notebook pelo smartphone como produto principal para acesso à rede.

Outro detalhe importante a ser considerado nesse resultado é o fator mobilidade, afinal, é muito mais cômodo levar um smartphone no bolso do que um laptop nas costas, mesmo que seja um MacBook Air de 11 polegadas. É claro que não é tão confortável digitar no minúsculo teclado (físico ou virtual) do telefone, ou visualizar as páginas web em uma tela de dimensões bem menores, mas a relação custo/benefício acaba sendo bem mais vantajosa. E a tendência é que a experiência de uso dos dispositivos móveis seja adotada gradativamente nos desktops. O Mac OS Lion e o Windows 8 estão aí para provar isso.

Via Ubergizmo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares