Sistemas Operacionais

06/06/2011 16h10 - Atualizado em 14/07/2011 06h43

iOS 5: Conheça as novidades do novo sistema operacional mobile da Apple

Pedro Cardoso
por
Da redação

A Apple aproveitou o evento WWDC 2011 para anunciar as novidades do iOS 5, a nova versão do seu sistema operacional mobile, que servirá aos dispositivos iPad, iPod touch e iPhone. Em destaque, estão a integração com Twitter, tela de Notificações, novos recursos na tela de bloqueio e acesso mais fácil à câmera do aparelho.

Como em todo keynote, desta vez comandado por Scott Forstall, a apresentação começou mostrando número do iOS, como o que afirma que o sistema está disponível em 44% dos dispositivos móveis, segundo a comScore. Outro número significante é o valor que a Apple já pagou aos desenvolvedores por seus apps na AppStore, cerca de US$ 2,5 bilhões. Mas o que nos interessa enquanto usuários é sabe das novas funcionalidades, vamos a elas:

Notificações no iOS 5 (Foto: Divulgação)Notificações no iOS 5 (Foto: Divulgação)

Notificações

Assim como no Android, o iOS recebeu uma "Central de Notificações", uma página onde as principais notificações dos seus apps favoritos ficarão reunidas. A similaridade com a função presente nos Androids acontece até na forma de acessar essa página: colocando o dedo no topo da tela e arrastando-o para baixo. A tela de bloqueio também vai receber resumo de notificações.

Assinatura de revistas

O iOS 5 ganhará assinaturas de revistas e jornais de editoras do mundo todo, o Newsstand. Visualmente, ele vai funcionar como um iBooks por exemplo, mas ao invés de você comprar apenas um livro, você faz a assinatura de uma revista para recebê-la mensalmente em seu aparelho. O sucesso pode ser garantido entre os donos de iPad, pelo tamnho da tela respectiva comodidade para ler e visualizar páginas.

Integração com o Twitter

Com o iOS 5, basta você configurar sua conta do Twitter para que qualquer cliente de sua preferência utilize-a. Assim, você não precisa configurar cada programa para acessar a rede de microblog.

Além disso, outros recursos já presentes no aparelho como câmera, Safari, contatos, entre outros, terão integração de uma função ou outra com o Twitter. Por exemplo: Você pode ilustrar a sua lista de contatos com as fotos dos seus respectivos no Twitter. Outra integração prometida é uma "conversa" mais bem estruturada com o Safari, compartilhando links.

Integração do Twitter no iOS 5 (Foto: Divulgação)Integração do Twitter no iOS 5 (Foto: Divulgação)

Novos recursos do Safari

O que mais chama a atenção entre as novidades do Safari é que ele terá abas no iPad. O que com certeza vai facilitar em muito a navegação no aparelho, e aproveitar o tamanho da tela como ela deve ser explorada.

Lembretes

Outro recurso nativo no iOS 5 é o Reminder, para você colocar "post-its" pela tela e se lembrar dos compromissos mais importantes. O app terá sincronização com iCal e Microsoft Exchange, e servirá também para criar listas, como a que usamos no supermercado por exemplo.

Recursos de câmera

Com 5 versões de atraso, finalmente a Apple colocou um ícone para você acionar a câmera rapidamente na tela bloqueada, e isso será possível mesmo que você tenha senha no seu dispositivo. Ao acioná-lo, você vai direto para a câmera e poderá registrar aquele instante, sem perdê-lo pela dificuldade em acionar a câmera.

Outro recurso interessante é que o botão utilizado para aumentar o volume servirá para tirar a foto. Além disso, a fotos receberão correções, como no iPhoto.

Recursos de câmera no iOS 5 (Foto: Divulgação)Recursos de câmera no iOS 5 (Foto: Divulgação)

Mail

O app de e-mail recebeu recursos de formatação de texto. Agora, você pode adicionar negrito, sublinhado, e ainda mover destinatários entre CC e BCC, por exemplo. Para deixar a busca mais rica, agora você poderá buscar por termos no corpo do texto também. Isso facilitará muito se o termo buscado não constar no título ou nome do usuário. Além disso, você também poderá adicionar "flags" para sinalizar as mensagens.

Sincronização por Wi-Fi

Durante a WWDC 2011, isso foi anunciado como o fim do cabo. Assim, as atualizações dos apps e das músicas poderão ser feitas sem precisar conectar seus dispositivo no computador. Só não sabemos ainda o quanto esse recurso pode se tornar lento, se executado desta forma.

Game Center

O Game Center não recebeu nenhuma grande novidade, e continua sendo o patinho feio do iOS. Porém, agora, você poderá visualizar os amigos de seus amigos, e descobrir novos jogos segundo o seu perfil de usuário, mais ou menos como acontece com músicas e o recurso Genius.

iMessage

Finalmente um recurso para os dispositivos da Apple se comunicarem por texto entre si, sem pagar nada. Deste modo, iPad, iPod touch e iPhone podem trocar mensagens via Wi-Fi e 3G, como acontece com BBM (BlackBerry Messenger), ou os já conhecidos da plataforma iOS Whatsapp e PingChat. Com o iMessage, você também verá o que seu amigo está digitando algo ou não.

O iOS 5 será liberado para atualização no outono norte-americano, em setembro. Os aparelhos que poderão recebê-lo são: iPad, iPad 2, iPhone 3GS, iPhone 4, iPod touch 3g e iPod touch 4g, Espera-se que o iPhone 5 (ou iPhone 4S) a venha com esse sistema instalado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Bittencourt
    2011-09-05T19:24:42

    o wifi-sync provavelmente vai ser bem bem mais mais lento (umas 4x mais lento) visto que o usb 2.0 opera a 400 mbps e os roteadores normalmente vao de 100 a 150 mbps.