Sistemas Operacionais

17/06/2011 18h35 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Microsoft lança SDK do Kinect para Windows

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Chegou o Software Development Kit (SDK) do Microsoft Kinect. Com a ferramenta, entusiastas da tecnologia podem experimentar livremente todos os recursos que o gadget da gigante da informática — e dos games, tendo em vista o sucesso recente do Xbox — oferece. O download pode ser feito de graça a partir dessa página.

Novas maneiras de utilizar o Kinect (Foto: Divulgação)Novas maneiras de utilizar o Kinect (Foto: Divulgação)

O SDK é a ferramenta mais importante que um desenvolvedor pode querer para se envolver com uma nova tecnologia. No caso específico do Kinect, a Microsoft liberou o acesso aos sensores do Kinect (sem restrições), ao rastreamento de esqueleto e movimento humano e o reconhecimento de voz e objetos. São várias APIs que poderão ser utilizadas por quem se interessar em criar aplicativos baseados na tecnologia do Kinect.

Entretanto, o SDK não é para qualquer um. A empresa liderada por Steve Ballmer deixou bem claro que o SDK do Kinect não pode ser usado para fins comerciais. Ele é voltado, portanto, para entusiastas e pesquisadores, que antes dependiam de gambiarras para usar o Kinect em seus aplicativos.

Para usar o Software Development Kit, o usuário deve saber C++, C# ou Visual Basic (com Visual Studio 2010). Além do software, a Microsoft está fornecendo mais de 100 páginas de documentação técnica “de alta qualidade”, inclusive com trechos de códigos para serem usados no Kinect. Nada mais inteligente se eles querem transformar o Kinect em uma plataforma popular para possivelmente lançar uma loja de aplicativos no futuro.

Durante o lançamento do software, a Microsoft apresentou uma solução criada por estudantes que permite controlar um helicóptero apenas com o movimento das mãos. Confira abaixo.


O SDK do Kinect funciona somente no Windows 7.

Via: Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares