Tablet

23/06/2011 16h28 - Atualizado em 14/07/2011 06h40

Nokia N9 será o último MeeGo, mas rodará aplicativos Android

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O ciclo do sistema operacional MeeGo nos aparelhos da Nokia chega ao seu fim com o recém apresentado Nokia N9. Quem confirma isso é a própria fabricante finlandesa, através de um comunicado do seu CEO, Stephen Elop. A notícia põe fim aos rumores e especulações que eventualmente a Nokia poderia utilizar o MeeGo em aparelhos intermediários, ou que se posicionariam um degrau abaixo dos smartphones com Windows Phone 7, em uma escala de desenvolvimento.

Nokia N9 (Foto: Divulgação)Nokia N9 (Foto: Divulgação)

Segundo declaração de Elop, "mesmo que as vendas do N9 sejam um sucesso, a Nokia não tem a intensão de voltar a utilizar o sistema operacional Meego em seus smartphones". Essa declaração foi feita para o site finlandês Talouselama, que publicou também uma declaração de Jussi Mäkinen, gerente de produtos da Nokia, que comentou na sua conta do Twitter a declaração de Elop sobre o N9 ser o último telefone da Nokia com MeeGo: "as inovações no design, interface de usuário e experiência de desenvolvimento em Qt podem estar presentes de diversas maneiras em outros produtos da Nokia".

Porém, isso não significa que o N9 vai se tornar apenas o retrato do último suspiro do MeeGo. A ideia é que o aparelho também execute aplicativos Android, através do aplicativo Alien Dalvik, ampliando de forma considerável as possibilidades do aparelho. O aplicativo pode utilizar as características de hardware do N9, realizando a integração dos dois sistemas para rodar os aplicativos Android.

Não é a primeira vez que vemos um crossover de uma plataforma com Android. Recentemente, a Research In Motion anunciou que o seu tablet BlackBerry PlayBook pode oferecer suporte para os aplicativos Android ainda neste ano de 2011. E é animador pensar no comportamento que aplicativos Android podem ter com um aparelho tão promissor como o Nokia N9.

De acordo com a Myriard, empresa responsável pelo desenvolvimento do Alien Dalvik, o sistema estará disponível para o MeeGo ainda em 2011, sem especificar data. Abaixo, veja o vídeo demonstrativo do Alien Dalvik.

 

Via SlashGear e Ubergizmo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares