Sistemas Operacionais

13/06/2011 14h59 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

OS X Lion terá inicialização apenas com Safari

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

A versão mais recente do OS X Lion para teste de desenvolvedores, que começou a circular na semana passada, durante a WWDC, traz um recurso interessante e curioso: o modo Safari. Esse nome não é oficial, mas descreve bem a funcionalidade que permite reiniciar o sistema apenas com o navegador oficial da Apple ativado.

OS X Lion (Foto: Reprodução)OS X Lion (Foto: Reprodução)

A opção de ativar o modo Safari aparece na tela de login, onde o usuário deve escolher seu nome de usuário e depois inserir a senha para destravar o uso da máquina. Caso o sujeito não saiba a senha, ele pode reiniciar o iMac ou MacBook e usar o Safari apenas para navegar na web, sem obter acesso aos demais recursos do sistema.

Pode parecer algo similar ao que o Chrome OS promete ser. Na verdade, porém, essa é uma medida de segurança da Apple. O modo Safari que a versão de testes do Lion apresenta está ligado à ferramenta Find My Mac, que permite localizar a posição exata do Mac no mapa.

Já que o Find My Mac depende da conexão com a internet para funcionar, a ideia da Apple parece ser dar a bandido o gostinho de usar o computador sem problemas. Enquanto ele entra no YouTube ou checa seus e-mails, o Find My Mac vai detectado a posição geográfica, a fim de que o dono da máquina — ou mais provavelmente a polícia — vá atrás e prenda o sujeito.

O Find My Mac deve ser lançado junto com o OS X Lion, cuja data de lançamento ainda não foi confirmada, mas a Apple prevê que o sistema comece a ser distribuído no segundo semestre do ano.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares