Sistemas Operacionais

13/06/2011 12h05 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Presidente da Nokia diz que “Apple criou o Android”

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo

O CEO da Nokia, Stephen Elop, soltou uma declaração polêmica : A Apple criou o Android. A frase foi dita em seu discurso no Open Mobile Sumit 2011, realizado em Londres. Segundo Stephen, o iPhone impulssionou o desenvolvimento do Android pela Google.

Elop ainda afirmou que no ano de lançamento do iPhone aconteceu a separação no mercado de celulares. Temos que concordar com ele, antes nossos celulares não tinham metade das configurações que têm hoje.

Slide apresentado durante discurso do CEO da Nokia (Foto: Reprodução)Slide apresentado durante discurso do CEO da Nokia (Foto: Reprodução)

O sistema operacional dos celulares Nokia é o Symbian, e muitos que compram um celular da empresa compram devido a marca e não ao sistema operacional, diferente do que acontece com o Android. Vários consumidores olham primeiro se o aparelho possui o sistema operacional e depois vêem se vale a pena comprar aquele modelo e marca. Hoje, as plataformas do iPhone e Android são dominantes no mercado de smartphones.

A Apple revolucionou os celulares e nossos hábitos. E funcionou como um catalisador para os outros fabricantes de celulares e plataformas correrem atrás do prejuízo. Então, temos que concordar com o presidente da Nokia.

O Android, por sua vez, vinha sendo desenvolvido antes da estreia do iPhone. Andy Rubin, desenvolvedor do sistema, entrou na Google em 2005, data que foi comprada a Android star-up.

Sendo ainda mais provocador, Elop mostrou um slide com duas caixas, representando a Apple e a Google, insinuando que a Apple não abre seu sistema como o Android, que, segundo ele, ainda não decidiu o quanto deve abrir seus códigos. Os fabricantes de smartphones que usam o Android tem sua própria personalização do software, a HTC por exemplo anunciou que vai incentivar os desenvolvedores a criar aplicativos específicos para telefones HTC Android.

Em fevereiro deste ano, Elop anunciou a parceria com a Microsoft, para usar seu sistema nos celulares Nokia (na conferência que pode ser vista no vídeo abaixo). O primeiro Nokia Windows Phone estará à venda ainda este ano.


E então o que você acha da posição da Google com relação as mudanças feitas pelos fabricantes de celulares, você acha que deveriam agir como a Apple?

Via: Electricpig

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares