Video game

08/06/2011 17h09 - Atualizado em 14/07/2011 06h43

Preview da E3: Tomb Raider revitaliza a franquia

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Entre uma avalanche de trailers mostrados ao longo das principais coletivas de imprensa da E3, Tomb Raider foi um dos mais bem recebidos. Apresentado durante a conferência da Microsoft na segunda-feira (6) no evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, o vídeo mostrou Lara Croft em ação com trechos reais de jogabilidade do game, que deverá reiniciar a franquia da exploradora britânica e, aparentemente, revitalizá-la também. 

Tomb Raider (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)

Aliás, o jogo pareceu ser muito mais “sobrevivência” do que simplesmente “ação”. Para esse reboot da série, veremos uma Lara mais jovem (aos 21 anos), ainda meio inexperiente e em meio a uma catástrofe que a obriga a agir para se manter viva em uma ilha inóspita. E existe uma diferença grande entre esse clima sujo e urgente e o aspecto “Indiana Jones de saias” dos títulos anteriores. 

Tida como “musa dos games”, Croft está (talvez pela primeira vez) com aspecto realístico de fato, em vez de parecer apenas uma Angelina Jolie de plástico. A produtora Crystal Dynamics conseguiu se aproveitar da tecnologia atual, mas tirou grande parte do apelo sexual da personagem para trazer mais humanidade. Mas isso também se deve à luta dela pela vida. 

Agonia 

Após o naufrágio do navio cargueiro Endurance durante uma tempestade, ela se vê presa em uma ilha estranha na costa do Japão, no Triângulo do Dragão, com mistérios não muito diferentes da área conhecida como Triângulo das Bermudas. Mas após chegar à costa, ela acaba desmaiando e acorda pendurada de cabeça para baixo em uma caverna macabra. 

Ela consegue se desvencilhar com a movimentação do jogador no joystick analógico para queimar a corda, mas acaba se queimando e caindo feio na rocha, bem em cima de um vergalhão que fura a barriga dela. Para tirar o bastão do corpo, é preciso apertar repetidamente o botão X. Não só os gritos de Lara são de doer o coração: ela apresenta expressões faciais bem convincentes de que está sentindo muita dor. 

Tomb Raider (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)

Mesmo após escapar de ficar pregada ao chão, a jovem personagem precisa agora escapar de uma misteriosa figura que a persegue. A cada vez que ele consegue pegar a perna dela, um evento quick-time aparece para o jogador poder se desvencilhar. Se falhar, o vilão a mata impiedosamente de maneira brutal com uma rocha. 

Passando por isso, há um salão na caverna, mas com a maré rapidamente preenchendo o local. A única maneira de sair é solucionar um puzzle para que ela possa explodir uma parede com barris de pólvora. Mas se o jogador não fizer isso logo, a água invade e apaga a tocha dela, embora seja possível utilizar o modo “Survival Instinct” para que apareçam indicações visuais na tela que dão dicas sobre o que fazer. 

Mas a Natureza não aprontou apenas essa armadilha: saindo desse salão, é preciso evitar rochas que caem por conta dos tremores – o que significa mais eventos quick-time, com a figura misteriosa voltando a agredir Lara. Dessa vez, ele acaba sendo vítima das pedras e morre com o crânio esmagado. A heroína consegue chegar enfim à praia, mas se vê em um lugar completamente desconhecido, com mais carcaças de navios e até aviões de várias épocas diferentes. 

Tomb Raider (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)

Atacando a fauna 

A demo de Tomb Raider exibida na E3 continua de onde para o vídeo exibido na conferência da Microsoft, com eventos acontecidos quatro dias após a saída da caverna. Lara encontra Roth, um dos marinheiros do navio naufragado e que vira uma espécie de mentor para ela até ser atacado por lobos (eventualmente desmaiando), obrigando a heroína a resgatar o equipamento de rádio e primeiros-socorros que um dos animais levou para uma outra caverna próxima.

Croft aparece constantemente falando sozinha – um recurso que serve mais para contar a história do que para dar realismo ao mostrá-la nervosa. Ela encontra a mochila ao ser guiada pelo som de “bips” do rádio, mas o lobo restante aparece e a ataca, desencadeando mais um evento quick-time que termina ou com o pescoço da heroína rasgado, ou com o animal sendo morto com várias pancadas na cabeça.

Lara Croft mais jovem no novo Tomb Raider (Foto: Divulgação)Lara Croft mais jovem no novo Tomb Raider (Foto: Divulgação)

Não é uma cena bonita e acaba com a personagem pedindo desculpas pela morte – lembre-se que ela ainda é jovem e não está acostumada a sair distribuindo balas na fauna local, como nos outros jogos. Mas, no decorrer do game, a exploradora britânica vai ganhando mais confiança com esse tipo de coisa. 

Ao voltar ao acampamento, Roth recobra a consciência e a dupla se prepara para enfrentar os desafios da ilha, com a meta de chegar a uma torre de rádio no alto de uma montanha para poder transmitir o pedido de socorro (semelhante ao enredo de Lost, por sinal). A demo acaba com o marinheiro, ainda debilitado, convencendo a jovem heroína a seguir sozinha. 

A Crystal Dynamics afirmou que haverá maneiras do jogador melhorar as habilidades, equipamentos e técnicas de combate de Lara, mas não detalhou como. Haverá a necessidade forte de possuir os aparelhos corretos para efetuar algumas tarefas, mas haverá o recurso “Fast Travel System“, que permite voltar rapidamente a algumas áreas da ilha já completadas. Mas lugares serão inatingíveis até que ela atinja determinado nível de habilidades ou equipamentos. 

Mesmo para quem sequer jogou a demo na E3, fica claro que a abordagem da Crystal Dynamics (sob a batuta da Square Enix) é muito mais para Uncharted do que para os antigos títulos da aventureira, mas ainda mantendo notáveis pontos originais. Empolga e dá esperança que, enfim, a franquia seja revitalizada, trazendo apelo mais pela jogabilidade e história do que pelo aspecto pseudo-erótico da Lara Croft. Tomb Raider chegará para PlayStation 3 e Xbox 360 em algum momento de 2012. 

 

Via Destructoid

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kelvin Barros
    2011-06-09T18:28:35

    Olha pra quem gosta de jogos pelo que vi neste video está muito legal, bons gráficos e detalhados! Não esperem gráficos alucinantes em 3D(como se usassemos oculos) ainda porque... O próximo console da sony( ou de outras empresas) devem estar sendo desenvolvidos!

  • Guilherme Domingues
    2011-06-10T08:00:25

    Será que este jogo vai ser em 3D? Se. Fosse seria o máximo!