Robótica

24/06/2011 13h43 - Atualizado em 06/10/2011 18h40

Robô artista faz retrato das pessoas

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo
Robô Paul (Foto: Divulgação)Robô Paul (Foto: Divulgação)

Antigamente, não existiam as câmeras digitais. Era necessário contratar um artista e ele tinha que pintar um quadro para que a sua imagem fosse eternizada. Como diminuiram o número de artistas, essa arte caiu bastante, mas agora o robô Paul veio cobrir esse problema.

Paul é um braço robótico que faz o retrato das pessoas. Podemos ver no vídeo que o desenho é um pouco bagunçado, mas isso é proposital: Se o robô fizesse desenhos precisos, perderia a característica de arte que dá a graça ao retrato.

Para deixar ainda mais artístico, Paul não imprime o retrato e sim desenha “manualmente” com o seu braço. Para isso só é necessário uma simples caneta esferiográfica.

Paul foi construído pelo artista e design Patrick Tresset que disse que o objetivo do seu trabalho era um robô que “tocasse a pessoas”, ou seja, os retratos feitos a mão trazem mais sentimento do que simples fotografias. Veja o vídeo de Paul em ação:


Para construir Paul, Tresset usou servomotores que são muito baratos, por outro lado são mais imprecisos do que motores industriais. Tresset disse também que irá fazer incrementos em Paul como melhorias no software de reconhecimento de face para que ele possa fazer desenhos mais precisos.

E você leitor, gostaria de ter o seu retrato feito pelo Paul ao invés de uma foto 3 por 4? E você pagaria por isso, como era feito na época do seu tatatataravô?

Via Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Lucena
    2011-06-25T10:15:45

    Ficou muito ruim! Nem parecido não ficou, quando li o título que robô artista faz retrato de pessoas, achei que seria algo no mínimo parecido mas nem isso1

  • Tâmara Amaral
    2011-06-25T07:32:11

    Materia mal escrita. Não se pode falar do tempo em que os artistas pintavam retratos por ser a única opção e derepente pular para maquinas digitais e se dizer que a pintura já não é mais a mesma por falta de artistas. Aliás o conteúdo dos sites da glogo está caindo a cada dia.