Internet

17/06/2011 17h24 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Servidores antigos da Wikipédia são doados

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Como um site que está constantemente em crescimento, a Wikipedia necessita de uma infraestrutura poderosa para se manter no ar e permitir os milhões de acessos diários que tem. Não é a toa que eles usam vários servidores com esse fim.

Sobre Wikipedia: o site é uma enciclopédia online que recebe colaboração de várias pessoas (Foto: Divulgação)Wikipedia (Foto: Divulgação)

Atualmente a grande maioria deles está nos EUA e vários deles foram trocados recentemente. Os antigos, que foram ligados pela primeira vez há pouco mais de três anos, já não servem mais para a fundação e estão sendo doados.

A configuração deles reflete a época em que eles foram vendidos, então não são exatamente um primor de poder de processamento. Em sua maioria eles têm um processador de 2,5 GHz dual core, entre 3 e 32 GB de memória RAM e HDs variando entre 80 e 320 GB de capacidade.

Para poder ter um deles, no entanto, é preciso provar que eles serão aproveitados. Por isso a fundação Wikimedia, responsável pelo site, restringiu a doação dos servidores para apenas organizações sem fins lucrativos. Somente residentes nos EUA podem fazer o pedido e devem relatar no e-mail qual é a missão e objetivo da organização que eles representam e para quê os servidores serão usados.

De acordo com Rob Halsell, engenheiro de operações da Wikimedia, os servidores já estão acabando. E como explicado no post do blog oficial anunciando as doações, eles planejam revelar no futuro quais os usos dos servidores doados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares