Video game

23/06/2011 16h14 - Atualizado em 14/07/2011 06h40

Sonic completa hoje 20 anos de vida!

Spencer Stachi
por
Para o TechTudo

23 de junho de 1991… Parece que foi outro dia que colocamos o cartucho no Mega Drive e jogamos Sonic the Hedgehog. A intro marcante, Green Hill Zone, Marble Zone, passando pela traumática Labyrinth Zone, chegando até a belíssima Starlight Zone e o confronto final com o Dr. Robotnik na Final Zone. Fases de bônus, anéis aos montes, loopings, molinhas, Esmeraldas do Caos…

Sonic the Hedgehog 20th Anniversary (Foto: Divulgação)Sonic the Hedgehog 20th Anniversary (Foto: Divulgação)

Felizmente muito desses elementos permanecem vivos dentro dos jogos do Sonic até hoje, nesses anos todos de altos e baixos variados que fizeram o porco espinho passar facilmente dos 50 jogos, muitos exclusivos para alguns consoles, muitos lançados, re-lançados, compilados.

Sonic the Hedgehog foi criado por Naoto Oshima em uma pequena competição entre game designers da SEGA, principalmente dentro do time AM-8, que logo veio a se transformar no Sonic Team. Sonic teve o nome inicial de Mr. Needlemouse onde Oshima desenvolveu o personagem e planejou como seriam suas ações, pulo, correr velozmente, quase invencível quando esta girando etc. Depois de todo o planejamento finalizado, Yuji Naka Diretor do Sonic Team, ficou responsável por desenvolver os jogos do ouriço, ou porco-espinho azul e até por isso muitos acham que ele criou o personagem em si. 

O começo da vida do pequeno porco espinho azul foi um mar de rosas, excelentes jogos como Sonic the Hedgehog 2, Sonic & Knuckles, Sonic CD, Sonic Adventure. Ao completar os seus 10 anos de vida em 2001 começou sua fase de um longo declínio, Sonic Adventure 2 apesar de possuir bugs, foi um dos últimos jogos principais do Sonic a merecer certa relevância, ai começaram a surgir jogos lotados de bugs e medíocres como Sonic Heroes, Shadow the Hedgehog, Sonic the Hedgehog, Sonic Rivals

Sonic the Hedgehog (Foto: Divulgação)Sonic the Hedgehog (Foto: Divulgação)

Parece que com a morte do último console da SEGA em 2001, chegava a hora de Sonic deixar de ser brilhante. Passado alguns anos com excessivas e merecidas críticas da imprensa especializada, a SEGA começou a querer melhorar a qualidade de seus jogos e contratou outras empresas como a Sumo Digital e a Bioware para desenvolver novos jogos para a franquia. 

Sonic surgiu em Rad Mobile de 1991 (Foto: Divulgação)Sonic surgiu em Rad Mobile de 1991 (Divulgação)

A revitalização do Sonic por parte da SEGA começou em 2008 com o lançamento de Sonic Unleashed, porém a idéia de transformar o Sonic em lobisomen não foi lá a melhor possível. Com Sonic Colors lançado em 2010 o caminho parecia o certo e esse excelente jogo recebeu notas muitos boas de toda a imprensa. Agora no fim do ano a SEGA pretende lançar Sonic Generations, onde o Sonic adulto interage com o garotinho da época de Sonic the Hedgehog e Sonic CD em uma viagem ao tempo, e ambos devem mais uma vez derrotar o maléfico Dr. Ivo “Eggman” Robotnik, mas passando por fases clássicas de antigos jogos da série. 

Nesses anos, mesmo passando por diversos problemas, Sonic nunca deixou de dar lucro para a empresa japonesa e a cada dia que passa vai arrumando uma nova legião de fãs. Pessoas que jogaram o clássico jogo a 20 anos atrás e adoraram, ainda lembram e jogam Sonic. Os novos que estão conhecendo apenas os novos títulos dessa geração se encantam ao ver de onde surgiu o personagem, em sua época de ouro. 

Que mais 20 anos do mascote da SEGA venham por ai, com melhores jogos e sem recaídas, afinal de contas quem não se divertiu um pouco sequer jogando Sonic

 

Sonic Generations (Foto: Divulgação)Sonic Generations (Foto: Divulgação)

 

Via Sonic the Hedgehog 20th Anniversary

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares