Sistemas Operacionais

06/06/2011 11h28 - Atualizado em 14/07/2011 06h43

Texas Instruments apresenta processador Multi-Core de 1.8GHz

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo
OMAP 4470. (Foto: Divulgação)OMAP 4470. (Foto: Divulgação)

A Texas Instruments anunciou, na feira Computex 2011, o processador OMAP 4470, Multi-Core de 1.8GHz. Tal como os seus antecessorescessores 4460 e 4430, ele é construído com dois processadores ARM Cortex-A9, porém os gráficos PowerVR SGX544 são 2.5 vezes melhor do que o que é oferecido no OMAP 4430. O novo chip pode suportar até três telas ao mesmo tempo em HDMI (inclusive com 3D), com uma resolução máxima de 2048 x 1536.

Segundo o fabricante, o chip é suficientemente robusto para lidar com aplicativos que exigem bastante do processador, fazendo com que ele se torne bastante eficiente quando se trata de energia para smartphones e tablets.

É óbvio que o Android é alvo da Texas Instruments, que o pretende implementar, embora tenha confirmado que o Windows 8 fará um bom uso do OMAP 4470. As amostras sairão no segundo semestre de 2011 para os parceiros do fabricante, e segundo a Texas Instruments, a expectativa é que o processador comece a ser usado nos dispositivos lançados no primeiro semestre de 2012.

BlackBerry deve ser o primeiro autilizar o processador

Considerando que a RIM usa um processador da Texas Instruments no BlackBerry Playbook, não vai ser surpreendente que a empresa seja uma das primeiras a utilizar esse novo processador em alguns dos seus smartphones multi-core.

Quanto ao Android, rumores dizem que a versão Ice Cream Sandwich será otimizada para os chips da Texas Instruments. Se isso for verdade, o OMAP 4470 provavelmente fará parte do próximo aparelho da série Nexus da Google. Mas como nada foi dito sobre o novo aparelho da Google, nem mesmo o fabricante foi revelado, significa que muita coisa ainda pode acontecer.

O OMAP 4470 é uma boa notícia para os entusiastas da tecnologia móvel, pois além de superpotente, reduz o consumo de energia. Então, fique esperto, pois os dispositivos do início do ano que vem provavelmente vão aproveitar essa nova tecnologia.

Via: Electric Pig

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares