Já diz o ditado: “na vida, nada se cria, tudo se copia”. Alguns preferem dizer que se inspiram na criação dos outros para criar as suas próprias soluções. Mas, e quando a inspiração é igual ao original? É isso que o pessoal da Zynga quer provar, com um processo contra a empresa Vostu, por “flagrante de violação de direitos autorais”. Ou para ser mais específico, plágio.

Apesar de ser considerada uma empresa brasileira, na verdade a Vostu tem sede em Nova York, e escritórios em São Paulo e Buenos Aires, Argentina. No Brasil, ela é mais conhecida como a criadora do Megacity, e de outros jogos online, como Café Mania, Mega Poker e MiniFazenda. Logo, é concorrente direta da Zynga, criadora do Farmville, e investe alto para conquistar o mercado brasileiro. Tanto que recentemente levantou US$ 30 milhões em financiamentos para expandir os seus negócios no país.
Segundo declarações de Reggie Davis, conselheiro geral da Zynga, feitas ao site TechCrunch, “uma coisa é ser inspirado nos jogos da Zynga, mas é totalmente diferente copiar todas as nossas principais características dos jogos. A Vostu é bem vinda dentro do mercado de jogos sociais, mas a violação flagrante de nossas obras criativas não é uma estratégia aceitável – é uma violação da lei”.
As provas contra a Vostu são significativas. Todos os jogos possuem uma aparência semelhante (para não dizer que são iguais), a mesma mecânica e os mesmos itens. Inclusive a Zynga acusa a Vostu de copiar os jogos de forma tão profunda, que até alguns erros que aparecem nos jogos da Zynga estão presentes nos jogos da Vostu.
Exemplo: em CityVille, os desenvolvedores do Zynga se esqueceram de acrescentar a exigência que os edifícios comunitários precisam estar conectados a uma estrada, função essa existente no jogo, e que é uma exigência para todos os outros edifícios do jogo. O jogo foi lançado sem essa exigência, e o bug nunca foi corrigido no jogo da Zynga. E, curiosamente, no MegaCity da Vostu, o mesmo erro aparece.
A Zynga também acusa a Vostu de ter sempre uma mesma versão de boa parte dos jogos lançados pela empresa (FarmVille, Poker Zynga, PetVille, World Cafe e CityVille). A Vostu se defente das acusações, através do seu porta-voz, Davidson Goldin, que acusa a Zynga de “frívola”, alegando que a própria Zynga é acusada de copiar tantos jogos que a empresa não é mais capaz de reconhecer o conteúdo original que a Vostu está desenvolvendo.
Por contexto, a regra do “nada se cria, tudo se copia” vale para a própria Zynga, uma vez que FarmVille e Farm Town (concorrente do FarmVille que surgiu na esteira do sucesso do game da Zynga), são muito parecidos aos jogos de fazenda chineses, que por sua vez são clones da série de jogos Harvest Moon. E, no caso de CityVille e MegaCity, nem precisamos dizer que são clones da bem sucedida série Sim City.
Enfim, tirem suas próprias conclusões sobre essa polêmica.
Via VentureBeat