01/07/2011 13h17 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

As 10 maiores distrações para engarrafamentos

Romannessa Sanches
por
Da Contém Conteúdo

A facilidade dos financiamentos vem aumentando drasticamente a quantidade de carros nas ruas, e com isso também estão aumentando os congestionamentos.

Ok... nem tudo é culpa do seu tão sonhado carro. Há a questão do transporte público deficitário, o horário de pico, maus motoristas, e diversos outros fatores que deixam o trânsito com uma lerdeza insuportável.

Mas como hoje o tempo é um bem precioso e o congestionamento, em geral, é algo previsível, que tal se programar para aproveitar a hora do rush a seu favor?

Seja a caminho do trabalho, da praia, ou de casa: é inevitável pegar trânsito (Foto: Globo)Seja a caminho do trabalho, da praia, ou de casa: é inevitável pegar trânsito (Foto: Globo)

1. Aprenda um idioma

A necessidade de um segundo idioma é uma realidade em praticamente todas as profissões, e mesmo no dia-a-dia. Inglês e espanhol são o mínimo para uma boa progressão de carreira, e as opções de cursos são infinitas.

Se você não tem tempo ou paciência para frequentar uma escola convencional, a web também é um mundo vasto, e há milhões de sites que oferecem cursos do básico ao avançado, com foco na parte oral, escrita ou gramática, cursos colaborativos, e até alguns em formato de rede social.

Alguns dos melhores sites são o Livemocha.com e o Busuu.com, em formato de rede social, que ensinam o idioma e te dão a possibilidade de receber auxílio de outros usuários, inclusive nativos. Tudo ao alcance do seu notebook, smartphone ou tablet com conexão 3G ou Wi-Fi.

2. Estude para um concurso público ou especialização da profissão

Porque não sair do trabalho, aprender uma receita nova no trânsito e já passar no supermercado para fazê-la no jantar? (Foto: Arte)Por que não sair do trabalho, aprender uma receita
nova no trânsito, aproveitar para ir ao supermercado
e fazê-la no jantar? (Foto: Arte)

Leve as apostilas do concurso que você tanto deseja passar, ou a daquela especialização que você escolheu. Se seu carro tem um DVD portátil ou embutido, é possível assistir também a video-aulas, com matérias dos principais concursos públicos.

No caso de um curso específico para aumentar os conhecimentos na sua área de trabalho, as opções são muitas, de mecânica a gastronomia, de design a investimento no mercado de ações. Muitas podem ser assistidas também no celular ou tablet.

3. Coloque a leitura em dia

Colocar a leitura em dia também é uma ótima ideia. Ela relaxa e cria novas conexões neurais (cérebro fresquinho sempre). Escolha um e-book, ou tenha uma pequena biblioteca no celular, smartphone, tablet, e-book reader, ou mesmo no notebook ou netbook.

4. Atualize-se sobre o que passa no mundo

A maioria dos grandes jornais e revistas tem uma edição online, e alguns possibilitam o download em PDF ou outros formatos de leitura eletrônica para assinantes. Caso não tenha conexão 3G ou Wi-Fi no carro, faço o download em casa e coloque no celular, tablet e etc, para ler enquanto você não estiver dirigindo.

5. Cante e/ou ouça suas músicas favoritas

“Quem canta seus males espanta”, já dizia o ditado. E quem disse que isso não é verdade? Ouvir e/ou cantar suas músicas preferidas pode ser muito relaxante. Carregue um MP3 player ou um pen drive, se o som do seu carro permitir essa conexão, e solte o cantor que há dentro de você.

Outra possibilidade, até para quem ainda não tem som no carro, é ter uma dessas caixas de som para MP3 Player ou celular, com a vantagem de não correr o risco de ter o som do carro roubado. Se não tiver nada disso, recorra ao celular mesmo que já ajuda.

Lembre-se de cuidar da sua audição, evitando o som muito alto.

Calma! Você não precisa disso tudo para ouvir música no trânsito (Foto: Automobiles Review)Calma! Você não precisa disso tudo para ouvir música no trânsito (Foto: Automobiles Review)

6. Atualize suas redes sociais

Aproveite para entrar no Facebook, Orkut, Twitter ou outras redes sociais que você participe enquanto estiver preso no engarrafamento usando o celular ou outro dispositivo que tenha a mão. Isso pode ajudar até no aumento da sua produtividade no trabalho, e consequentemente naquele aumento de salário.

7. Organize as finanças

Sabe aquele bolo de notinhas de cartão de crédito que vai lotando a carteira ou a bolsa? Que tal organizá-los?

Existem alguns softwares que auxiliam nessa organização, como o Quick Books, da Intuit, o Microsoft Money (ambos pagos), ou do GNUCash, um software livre. Eles registram entradas e saídas, produzem gráficos, entre diversas outras funções, como calcular investimentos, hipotecas e outras atividades ligadas ao mundo das finanças.

Uma boa organização financeira pode ser responsável por reduzir em até 30% os gastos no fim do mês.

8. Atualize a agenda do celular

Como quase ninguém usa mais agenda de telefone de papel, as memórias de celular ficam cheias, e muitas vezes de números antigo, já que hoje se troca de número mais do que de  roupa. Apague números antigos ou de pessoas com quem não tem mais contato frequente. Nesses casos é interessante anotar o número na agenda antes de deletar.

Só siga nossas sugestões quando o sinal estiver vermelho ou o trânsito estiver completamente parado. Nada de distrações quando estiver dirigindo, de fato  (Foto: Reprodução)Só siga nossas sugestões quando o sinal estiver vermelho ou o trânsito estiver completamente parado. Nada de distrações quando estiver dirigindo, de fato (Foto: Reprodução)

9. Programe o fim de semana com os amigos

Alguns dos seus amigos provavelmente também estarão presos em algum engarrafamento pela cidade. Mas mesmo que não estejam, dê uma ligadinha, veja qual será a programação do fim de semana. Uma forma de economizar é instalar um gadget do Skype ou MSN no smartphone e fazer uma videoconferência.

10. Assista a vídeos no YouTube

Se você é daqueles que ama os virais mais recentes do YouTube ou outros sites de vídeos, aproveite esse tempinho e dê uma atualizada em todos. Assim você não tem que ficar se escondendo do chefe ou de quem quer que seja.

E lembre-se de fazer tudo isso com cuidado, prestando atenção em quando o trânsito andará para não piorar o engarrafamento ou causar um acidente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mm Verdin
    2011-07-08T14:46:50

    pelo menos, hoje, eu encontrei essa notícia para ler. ruim será amanhã, que eu já li essa notícia

  • Marcos Pereira
    2011-07-07T12:07:24

    Ai sim!!!

  • Nedimar Turatti
    2011-07-07T12:04:12

    Eu gostaria de escrever bastante aqui, mas não tenho tempo para dizer tudo que eu gostaria de dizer. Por isso, estou tentando escrever coisas sem sentido. Não sei quem vai ler. Pá daqui, pá de lá. AAAAAAAAAAAhhhhhhhhh. Uhuu. Eu gostaria de escrever bastante aqui, mas não tenho tempo para dizer tudo que eu gostaria de dizer. Por isso, estou tentando escrever coisas sem sentido. Não sei quem vai ler. Pá daqui, pá de lá. AAAAAAAAAAAhhhhhhhhh. Uhuu.Eu gostaria de escrever bastante aqui, mas não tenho tempo para dizer tudo que eu gostaria de dizer. Por isso, estou tentando escrever coisas sem.

  • Nedimar Turatti
    2011-07-07T12:02:06

    Aí sim!

  • Klaus Röthig
    2011-07-05T11:53:05

    Ainda bem que a grande maioria das pessoas é sensata. O trânsito é um problema, sim, mas distrair-se não é uma boa recomendação. Pelo menos o autor conseguiu um furo. Não de reportagem, mas um furo n´água.

  • André Costa
    2011-07-02T12:47:55

    CHEIO DE DESGRAÇADO NO TRÂNSITO QUE NÃO SABE DIRIGIR, E O GOVERNO RENOVA UM ZILHÃO DE CARTEIRA E INCRIVELMENTE ESSAS PESSOAS CONTINUAM NO TRÂNSITO... COM PROVAS DE CARRO E MOTO RIDÍCULAS, UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO FALHO E IMBECIL, AS AUTO-ESCOLAS DO PAÍS SÃO UMA PIADA. AÍ NEGO VEM EM REDE NACIONAL ENSINAR COMO SE DISTRAIR ENQUANTO ESTÁ NO ENGARRAFAMENTO, COMO SE NÃO FOSSE NECESSÁRIO ATENÇÃO ENQUANTO ESTÁ NO ENGARRAFAMENTO. É UM PIADA ESSA MATÉRIA E ESSE PAÍS!

  • André Costa
    2011-07-02T12:46:58

    É ISSO AÍ, LEIA ENQUANTO DIRIGE E DEPOIS DA AQUELA ANDADINHA DE MEIO METRO PRENSANDO O CARA DE MOTO NO CORREDOR, OU ENTÃO ENVIA UMA MSG DO SEU CELULAR ENQUANTO DA UMA ANDADINHA DE LEVE E ENCHE A TRASEIRA DO CARRO DA FRENTE, INICIA UMA CONFUSÃO, CRIA ÓDIO E RAIVA, LEVA OU DÁ UM TIRO EM ALGUÉM POR BRIGAR NO TRÂNSITO.

  • André Costa
    2011-07-02T12:39:54

    Vinycius Souza, PARE DE FALAR BESTEIRAAS! Se você está ou não em um engarrafamento VOCÊ ESTÁ DIRIGINDO! Você tem que prestar atenção e ponto final! Essa matéria beira ao absurdo! É POR ISSO Q ESSA ESSE PAÍS NÃO VAI PRA FRENTE! O MAIOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO PAÍS DIVULGA MATÉRIA ENSINANDO AS PESSOAS A LEREM, VER TV, VER INTERNET E ETC ENQUANTO DIRIGEM! ENQUANTO DIRIGEM!!!!! TA MALUCO?!?!?!?!?

  • Carolina Salmon
    2011-07-02T12:10:12

    E como bater o carro no final de tudo... Realmente uma matéria SUPER "edificante e inovadora"... Além de dar 10 idéias óbvias, ainda deseduca o motorista... BRAVO!

  • Matheus Santos
    2011-07-02T08:59:00

    A conteúdo deveria ser direcionado somente a quem é passageiro. O motorista que fizer qualquer dessas coisas aí estará cometendo infração, seja em trânsito normal ou em filas quilométricas de congestionamentos, e consequentemente estará arriscando a sua vida e a dos outros. No trânsito não pode haver distração! A matéria falhou bonito.

  • Vinycius Souza
    2011-07-01T20:14:17

    Vocês estão falando de multas, infrações, mais pensem, eles não falaram "As 10 maiores distrações para para quando se dirige" e sim para ENGARRAFAMENTOS, então está bem claro, eles estão falando de filas, onde os carros demoram a andar, onde se fica aprox 30min sem sair do lugar. Então pensem melhor antes de tomar decisões precipitadas, só se não souberam interpretar...

  • Joao Buegrer
    2011-07-01T16:40:50

    Caro redator, por mais que suas intenções sejam boas, você está incentivando as pessoas a cometer diversas infrações de trânsito. Consulte o seu departamento jurídico antes de publicar uma matéria assim.

  • Emerson Cruz
    2011-07-01T16:15:21

    Realmente não é aconselhável usar aparelhos eletrônicos enquanto dirige, se um agente de trânsito lhe pegar com celular é multa certa.

  • André Queiroz
    2011-07-01T16:06:50

    Pois é... vamos ler/futucar celular/note em vez de dirigirmos. Ouvir musica tudo bem, mas ficar usando aparelhos e outras atividades que tiram a atenção do transito, não ia prestar

  • Ibraim Lima
    2011-07-01T16:02:22

    Resta saber se essas 'distrações' ajudam a passar o tempo no engarrafamento ou também agravam a situação. Imagine só um engarrafamento terrível e lá no começo dele alguém parado seguindo uma dessas dicas. Cômico. O passatempo de motorista deveria ser aprender a dirigir. Tem pontos de grandes cidades que a limitação das vias impede o trânsito fluir, mas em outros tantos fica clara a falta de perícia dos motoristas em enfrentar situações cotidianas do trânsito, provocando engarrafamentos sem sentido.